A importância da língua estrangeira nos dias atuais – Novidades e oportunidades

4
Fotos: Matheus Berriel.

Na era do mundo globalizado, ter um segundo idioma é uma qualificação indispensável para quem pretende sair na frente do mercado de trabalho. Principalmente o inglês que, cada vez mais, vem se tornando um idioma universal, presente nos áudios originais dos filmes, nos jogos de video-games e em tantos outros momentos da vida cotidiana. Em conversa com o SF Notícias, a diretora do CCAA São Fidélis, Nair Tavares da Silva,  falou um pouco sobre a importância da língua estrangeira.

– Hoje, é fundamental, tanto para satisfação pessoal, como profissional. Ter um segundo idioma é um diferencial na vida de cada um. – disse Nair, citando que, neste ano, é esperado um número maior na procura em relação aos anos anteriores, devido a conscientização das pessoas. – As pessoas procuram mais depois do Carnaval. Mas, graças a Deus, a gente está tendo uma procura. A procura maior sempre foi depois do Carnaval, quando acabam as férias. Sempre procuram bastante por inglês, mas também estamos tendo um interesse considerável pelo espanhol. É um diferencial. Hoje em dia, é tudo. – contou Nair.

O CCAA está em São Fidélis há 16 anos, sempre tendo como forte o curso de inglês. Nos dois últimos anos, não foi possível formar turmas de espanhol, mas o curso deve retornar neste ano. Ex-aluna e hoje coordenadora de ensino da instituição, Thais Theophilo falou sobre a realidade dos jovens fidelenses que procuram os cursos, e os resultados obtidos nos últimos anos.

– O mais importante, vendo a nossa realidade, é para os adolescentes que precisam prestar o ENEM, fazer vestibular. A gente teve muito sucesso em alunos que se formaram, ou que já prestaram um vestibular, e conseguiram alcançar 100%, ou perto de 100%, porque o inglês ajuda muito. E também os alunos que já estão na faculdade, porque vários artigos dos melhores são em inglês, até mesmo pra você poder fazer um ciência sem fronteiras, ou qualquer outro tipo de intercâmbio. – disse Thais.

2Neste ano, uma novidade no CCAA São Fidélis será a aplicação do TOEFL ITP, uma prova de pró-eficiência em língua inglesa, que é exigida no Ciência Sem Fronteiras e em outros tipos de intercâmbios. Os alunos formados no master do 2 do CCAA farão o simulado de graça. Já os interessados oriundos de outras unidades, também poderão procurar a instituição para fazer a prova, pagando a taxa de inscrição.

Um dos grandes orgulhos da diretora Nair é trabalhar com professores que já foram alunos da casa, como é o próprio caso de Thais. Depois de ser aluna e antes de ser coordenadora de ensino, ela também passou pelos cargos de professora e instrutora, somando quase 10 anos de trabalho no CCAA. Além dela, na equipe atual há outros professores que estudaram na própria unidade.

– Nós entramos na cidade em 2000, e a grande dificuldade era termos professores formados. No início, todos os professores vinham de Campos, porque São Fidélis não oferecia essa mão de obra. Hoje, não precisa mais vir gente de Campos. Os próprios alunos formados se habilitam para dar aulas. Isso é muito bacana, a gente procura valorizar nossos alunos. Até porque, a gente conhece o trabalho que o CCAA faz. E, independente de qualquer coisa, eles passam por provas, testes, uma série de avaliações. Inclusive os nossos professores são avaliados constantemente. Esse ano, uma novidade é que eles vão ser avaliados por assistência remota, pela equipe do Rio. – conta a diretora.

O processo de avaliação de assistência remota será feito pelo departamento de ensino, que fiscalizará as aulas dos professores à distância, assistindo algumas aulas via skype, para verificar se o método está sendo aplicado da forma correta. – O professor não pode entrar na sala e fazer o que bem entende, tem um método a seguir. Estamos constantemente sendo monitorados, tanto pelo Rio, quanto pela própria franquia. – disse Thais, a coordenadora de ensino, que falou sobre o crescimento do CCAA São Fidélis e em sua vida pessoal.

– Quando eu comecei, acho que com 11 ou 12 anos, o CCAA já estava aqui. De lá pra cá, nós estamos tendo mais ex-alunos na nossa equipe, e mais interessados no inglês. Mais pessoas estão se interessando e se conscientizando pela importância que a língua inglesa tem. Quanto ao meu inglês, eu nem preciso falar. Tenho vários amigos, algumas pessoas que moram lá (nos EUA), e estamos sempre nos falando. Eu sou suspeita, porque amo inglês. O inglês é a minha vida. Tenho uma meta de fazer intercâmbios, e me sinto totalmente segura pra poder conversar, falar, ler, escrever em inglês. Em qualquer modalidade, me sinto segura. Tive a oportunidade de trabalhar no Colégio Fidelense, ganhando uma experiência. Hoje em dia, também faço letras, inglês de literatura, e tenho uma facilidade extrema na faculdade, porque tudo que eu vejo, eu já vi aqui. Me ajuda muito. – disse Thais, que ainda é formada em espanhol.

3Normalmente, as turmas do CCAA São Fidélis variam de entre 15 a 20 alunos. Acontecem aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, podendo ser adequadas dentro das possibilidades do aluno. As turmas são montadas de acordo com a idade dos interessados, para os professores focarem numa metodologia de trabalho. Nos dias atuais, o ideal é que a língua estrangeira seja apresentada desde cedo para as crianças, de forma a facilitar no aprendizado e na convivência com o que é novo e diferente.

– A importância de fazer o inglês para a criança é que, quando mais cedo ela começa, melhor ela desenvolve. A criança tem um poder de desenvolvimento muito alto. Quando mais cedo começar o inglês, melhor vai estar preparada para qualquer desafio que aparecer. – ressaltou Thais.

Neste ano, também será montada uma turma de conversação, pra quem já é do nível intermediário. – Os próprios alunos do CCAA, ou alunos de outros cursos, que já se formaram e quiserem fazer uma aula de conversação, nós estamos oferecendo essa aula, que tem diploma, tem tudo. – finalizou a coordenadora de curso.

Maiores informações:

Facebook: CCAA São Fidélis

Telefones: (22) 2758-3873 ou (22) 2758- 7060

Endereço: Rua Frei Vitório 533, Centro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress