11ª edição da Festa Literária de Santa Maria Madalena será virtual com várias atrações

Entre as atrações estão vídeos com relatos exclusivos de autores homenageados nas edições anteriores; lançamento de livros; palestras; leituras; encenações; exposições e muito mais
Fotos: Divulgação/ FLIM

A pandemia do novo coronavírus não impedirá a realização da tradicional Festa Literária de Santa Maria Madalena (FLIM), que chega a sua 11ª edição. Entretanto, a programação foi adaptada e acontecerá de forma virtual a partir do próximo dia 28. São atrações para todas as idades, como shows no palco virtual, palestras, leituras, encenações, exposições, contações de histórias e mais. O primeiro dia de evento vai relembrar as últimas edições, entre 2010 e 2019. Em seguida, escritores homenageados nas edições anteriores – Bia Bedran, Antonio Torres, Ana Maria Machado, Nei Lopes e Nélida Piñon – falam sobre a vida na pandemia. O “Tendão Cultural Virtual vai contar com videoarte, exposição de peças do acervo da Casa do Professor Pardal, Exposição de Eurídice Hespanhol e Mario Guimarães, performance de poesia, contação de história e “sarauzinho” infantil. Haverá ainda videopalestras, com temas relacionados ao período de pandemia como criatividade no isolamento, com Ronaldo Junior, e a realidade atual à luz da filosofia de Hobbes, com Selma Nardacci. (continua após a publicidade)

A poesia de Luiz Muniz, poeta madalenense, também estará em pauta em videopalestra com Eurídice Hespanhol, e Marcelo Lima apresenta e comenta o curta-metragem “Meu amigo Nietszche”. Haverá ainda uma Tenda Virtual das Escolas. A programação também conta com lançamentos de livros: O curso da lagarta, de Eduardo Pereira de Azevedo (Infantojuvenil); O lugar do outro, de Janimary Guerra Pecci (Infantojuvenil); Poesias na Pandemia, de Jaqueline Brum e Andrea Rezende (Poesia); Viver: Sentimentos e Reflexões, de José Corrêa Rodrigues (Poesia); Um esconderijo atrás da minha franja torta, de Tereza Cristina Malcher Campitelli (Infantojuvenil). Confira todas as atrações AQUI. (continua após a publicidade)

Segundo os organizadores, em 2019, o evento se manteve como o segundo em geração de receita para o comércio local, perdendo apenas para o Carnaval, conforme depoimentos dos próprios comerciantes. Entre as cidades de origem dos turistas e visitantes de um dia estão Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Carapebus, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Itaocara, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Nova Friburgo e Juiz de Fora (MG).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress