ZCAS: Cidades da região podem ter chuva muito volumosa nos próximos dias

A ZCAS é um sistema meteorológico provedor de muita chuva e que ocorre nos meses de primavera e verão sobre o Brasil

Os próximos dias são de alerta para chuvas volumosas na região. Durante o feriadão já foram registradas fortes pancadas de chuva, mas com a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a tendência é de mais chuva volumosa. A ZCAS é um sistema meteorológico provedor de muita chuva e que ocorre nos meses de primavera e verão sobre o Brasil. Esta é a primeira ZCAS da primavera de 2022.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Nesta quarta-feira (16/11), a instabilidade fica mais forte e a chuva aumenta, segundo a Climatempo. Além da grande incidência de raios e das rajadas de vento fortes, a chuva será muito volumosa e há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.

“Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muitas nuvens e chuva sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro. Estas áreas têm alto risco de chuva forte e volumosa no decorrer do dia. O dia fica chuvoso especialmente na Zona da Mata Mineira, na Região Serrana Fluminense, no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e no centro-sul capixaba” – prevê a Climatempo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress