Witzel pede ao STF para reassumir o cargo de governador do RJ

Witzel foi afastado do cargo em agosto de 2020, por determinação da Justiça, e em abril de 2021 sofreu processo de impeachment

O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reassumir o cargo. Em abril do ano passado, o Tribunal Especial Misto, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, aprovou o processo de impeachment de Wilson Witzel. O relator do processo, o deputado Waldeck Carneiro (PT), votou pela condenação do governador afastado por crime de responsabilidade, com perda do cargo e inelegibilidade por 5 anos.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Mas, recentemente, o ex-governador entrou na Justiça para recuperar o cargo que perdeu. No fim do ano, Witzel protocolou uma petição no STF alegando que havia fatos novos suficientes para entrar com um recurso chamado de agravo regimental.

O ex-governador do estado alega que houve ilegalidade na obtenção das provas que embasaram a abertura do processo de impeachment, decorrente da reconhecida suspeição e incompetência do juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. E a aprovação das contas pela Alerj referente ao ano de 2020.

Segundo o despacho do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, Witzel requer ainda o imediato retorno ao exercício pleno das funções inerentes ao mandato, até que ocorra o trânsito em julgado. A Procuradoria-geral da República se manifestou de forma contrária ao pedido de Witzel alegando que esse tipo de recurso não se justifica nesse caso. Agora, cabe ao ministro Alexandre de Moraes dar a decisão.

Witzel foi afastado do cargo em agosto de 2020, por determinação da Justiça. Desde então, o Rio está sob o comando do vice-governador eleito, Cláudio Castro (PL), e após o processo de impeachment de Wilson Witzel, Cláudio Castro passou a ser oficialmente o novo governador do estado.

Com informações do SF Notícias e g1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress