Witzel inaugura Colégio Cívico-Militar Professora Sônia do Amaral em Miracema

Cerimônia aconteceu nesta quarta (05); unidade conta com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, totalizando 120 alunos
Fotos: Vinnícius Cremonez/ SF Notícias

Foi inaugurado nesta quarta-feira (05/08) o Colégio Cívico-Militar Professora Sônia do Amaral Torres, em Miracema, no Noroeste Fluminense. A cerimônia teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; do prefeito de Miracema, Clovis Tostes de Barros; do secretário municipal de Educação, Charles Magalhães; representantes da Polícia Militar; professores da escola, além de estudantes e familiares. A unidade, que tem parceria com a Polícia Militar, e conta com quatro turmas – três do 6º ano do Ensino Fundamental e uma turma do 1º ano do Ensino Médio -, totalizando 120 alunos, funcionará em horário integral, assim que o retorno das aulas presenciais for autorizado. Os estudantes terão disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de conhecimentos específicos do ensino cívico-militar. “Nosso governo vai devolver ao Rio de Janeiro a dignidade e a esperança das nossas crianças para que tenham um futuro melhor, emprego e, certamente, possam se orgulhar do estado. Nossa meta é entregar cem dessas escolas até o fim do mandato, mas temos informação de que a demanda é muito maior” – disse o governador durante a cerimônia. (continua após o vídeo)

O prédio passou por muitas obras – nos anos de 2017 e 2018 – como de pintura, troca de telhado, e de reforma da quadra (que estava interditada há mais de 3 anos). Além de português e matemática, a carga horária será ampliada para as disciplinas de língua estrangeira e educação física. O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, agradeceu aos pais dos alunos pela confiança no projeto, ressaltando a importância da participação dos familiares na vida escolar do aluno. “Quero muito agradecer a vocês por terem confiado ao Governo do Estado o filho de vocês, por terem confiado nesse projeto que é diferenciado. Esse é mais um dos projetos vocacionados que a Secretaria de Estado de Educação tem e é importante dizer isso porque nós temos todo o foco da formação profissional. Todas as nossas escolas já no ano que vem receberão formação profissional pra que a gente possa guiar esses alunos no mercado de trabalho. A participação da família é fundamental pra um projeto dar certo” – disse. O secretário também agradeceu aos profissionais de educação presentes, parabenizando os professores pela adaptação da forma de ensino nesse momento de pandemia. Segundo o secretário de educação de Miracema, Charles Magalhães, o colégio é muito importante para o município e para a região, já que também está atendendo alunos de outras cidades. Confira no vídeo abaixo. (continua após o vídeo)

ARVE Error: Invalid URL https://sfnoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/secretario-educação-miracema-.mp4 in url

Entre os homenageados na cerimônia está o senhor Luiz Antônio, filho da professora que dá nome a escola – Sônia do Amaral Torres (in memoriam). Ele reapresentou a família na solenidade. Nascida em Miracema, a docente estudou no Colégio Miracemense, um dos mais requisitados e brilhantes educandários do estado. Dedicou sua vida ao magistério, tendo fundado o Colégio Boa Esperança. Mesmo precisando andar a pé e a cavalo para chegar à escola, a professora não desanimou e conseguiu alfabetizar milhares de crianças carentes da zona rural, onde é lembrada até hoje. “Dona Soninha” também foi pioneira no Ensino Supletivo, educando e formando adultos por quase trinta anos. É muito querida pelos moradores, principalmente os mais humildes, tendo em vista as obras de caridade que praticou. Era uma pessoa simples, que não gostava de ostentação, nem de divulgação de seus atos de solidariedade. “A família de Sônia do Amaral agradece a dedicação do governo do Estado, representado pelo Governador Wilson Witzel e pelo Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes e do município, também na pessoa de vereadores, secretários, professores, diretoras e pessoal de apoio, a implementação do ensino cívico-militar, vocacional na Escola que leva o nome de nossa querida e saudosa mãe. Parabéns a todos que envidaram esforços para a realização dessa grande conquista educacional, em especial vereador Maurício Vô Santana, Secretário de Educação Charles Magalhães, de Cultura Eduardo Lúcio e Prefeito Clóvis Tostes. Uma Escola construída para o futuro de crianças e jovens saudáveis na nossa querida terra, que será muito bem conduzida por suas excelentes diretoras Dalgisa e Josy. Minha mãe, certamente está muito feliz e orgulhosa, e nós também, eis que sempre lutou pela educação de jovens e adultos, se destacando no ensino supletivo, crendo na fonte transformadora que é a Educação” – disse a filha de Sônia, Denise do Amaral.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress