Voltas às aulas: Estado publica protocolo para retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino

Segundo o Governo do Estado, a reabertura das escolas da rede estadual, em 2020, será somente para alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular e EJA
Foto: SF Notícias

Foi publicado no Diário Oficial desta sexta (02/10) o protocolo sanitário com medidas a serem tomadas pelas unidades escolares para o retorno seguro das atividades presenciais na rede pública de ensino no Estado do Rio. As escolas deverão adequar salas de aula e refeitórios para promover o distanciamento social e disponibilizar equipamento de proteção individual (EPIs), como luvas e face shield para funcionários, além de máscaras para servidores e alunos. Todas as escolas estão recebendo um reforço nos recursos para a compra dos materiais, além de dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores. “Queremos possibilitar um retorno seguro, que cumpra todos os protocolos em saúde, para alunos, professores e demais envolvidos neste processo. Não há a menor chance de fazermos uma coisa sem que não tenhamos todas as convicções necessárias de garantia de vida e saúde dos professores e o protocolo sanitário estabelecido nas escolas” – afirmou o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt. (continua após a publicidade)

Ainda sem data estabelecida, o retorno das aulas presenciais será apenas para turmas de 3ª série do Ensino Médio Regular e da Fase IV de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Temos uma agenda nacional que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em janeiro de 2021. Por isso, nossa prioridade, nesse momento, são esses jovens que estão concluindo os estudos” – destacou o secretário da pasta, acrescentando que os demais anos e séries de escolaridade (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e fases I, II e III de EJA) terão acesso a outros materiais diversificados de estudos e somente voltarão às atividades presenciais em 2021. Uma nova Resolução, desta vez focada na saúde e segurança dos professores e funcionários da rede pública, está sendo trabalhada entre as secretarias de Educação e Saúde. A testagem dos servidores fará parte deste segundo protocolo.
ALGUNS PONTOS DO PROTOCOLO DE RETORNO:
Salas de aula, refeitórios e áreas de circulação devem ser adequados para as regras de distanciamento social.
Equipamento de Proteção individual (EPIs), como luvas e face shield, devem ser distribuídos a funcionários.
Máscaras faciais devem ser fornecidas a servidores e alunos.
Escolas precisarão ter dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores.
Filtros de ar-condicionado devem estar limpos.
Limpeza em geral com água sanitária.
Bebedouros que permitam contato com a boca serão lacrados.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress