Vítima de acidente, jovem de 20 anos tem morte cerebral e família autoriza doação de órgãos

Com o gesto de solidariedade da família, cinco pessoas que se encontram na fila de espera para transplante foram beneficiadas

Imagem ilustrativa/ Foto: César Ferreira

Nesta segunda-feira (27/09), é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, e em Campos dos Goytacazes, o gesto de solidariedade de uma família leva esperança a cinco pessoas que se encontram na fila de espera para transplante. Os pais de uma jovem de 20 anos, vítima de acidente de moto ocorrido no último dia 23, autorizaram a doação de órgãos da filha após saberem do quadro irreversível de morte encefálica. Com traumatismo craniano, a jovem deu entrada no Hospital Ferreira Machado em estado grave e no dia 24 ela teve a morte encefálica confirmada. Em contato com a família, a equipe do NF Transplantes obteve autorização para a captação dos rins, fígado e córneas.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O procedimento para a captação dos órgãos teve início neste domingo (26) e foi finalizado na manhã desta segunda-feira (27). Segundo o psicólogo do NF Transplantes, Luiz Antônio Cosmelli, em 2020, o NF Transplantes obteve 18 autorizações para captação de órgãos, que resultaram na doação de quatro córneas, dois corações, 12 fígados e 20 rins. Já neste ano, o programa foi responsável por obter oito autorizações que culminaram nas doações de seis córneas, seis fígados e 14 rins. Para o psicólogo, é preciso um envolvimento abrangente sobre a discussão da importância da doação de órgãos no país. Além de campanhas, ele defende a inclusão do tema nos currículos da medicina, enfermagem e afins. Além disso, ressalta que a discussão deve ser levada a reuniões, encontros e debates com associações de classe e de moradores, igrejas, escolas e instituições públicas e privadas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress