Foto: Ilustrativa
O NF Transplantes, programa da secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que funciona no Hospital Ferreira Machado, conseguiu a sexta autorização do ano para captação de órgãos, das quais cinco foram bem sucedidas. Segundo o psicólogo do NF Transplantes, Luis Cosmelli, o doador foi um jovem de 26 anos, vítima de acidente de trânsito, de moto, que ocorreu no último dia 09. O jovem teve morte cerebral confirmada na última quinta-feira (12). “A mãe e as tias com muita generosidade e informadas, já chegaram com o espírito e a decisão de doar os órgãos do filho/sobrinho!” – informou Cosmelli.
Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias
Os novos protocolos estabelecidos por conta da Covid-19 exigem que o doador de órgãos seja testado para a doença. O material é colhido e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro. O rapaz testou negativo para a doença, o que o habilitou à doação de órgãos. Foram captados rins e fígado, beneficiando três pessoas da fila de espera.
A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) se deslocou do Rio Campos no final da tarde de sexta-feira (13) para a captação, que aconteceu no centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado. Desde o início do ano, o NF Transplantes conseguiu a captação de cinco fígados, dez rins e quatro córneas. Segundo Cosmelli, a partir do meio do ano a equipe sentiu uma linha ascendente no processo de doação, que havia registrado queda por conta da pandemia.