Vídeo: Temporal provoca enxurradas e transbordamento de córregos em Cambuci; casas ficaram inundadas

Os córregos do Valão do Padre Antônio, Dantas e da Cristalina transbordaram. Casas e ruas foram inundadas. A ponte de acesso ao Parque Aquático foi interditada. Também choveu muito forte na estrada entre Cambuci e São João do Paraíso. A estrada foi tomada pela água. No Centro um poste caiu e o Corpo de Bombeiros precisou socorrer quatro adolescentes
Imagens: SF Notícias/ leitores / Defesa Civil

O temporal que atingiu algumas regiões do Noroeste Fluminense nesta quarta-feira (20/11), feriado do Dia da Consciência Negra, provocou alguns estragos, principalmente em Cambuci, o município mais atingido. Por lá, a força da água provocou enxurradas, transbordamento de córregos e inundações na zona rural e na área urbana. Os córregos do Valão do Padre Antônio, Dantas e da Cristalina transbordaram. Até às 23h desta quarta o acumulado de chuva era de 127,8 milímetros. O registro foi feito pela estação pluviométrica do Centro. Ao SF Notícias, o secretário de Defesa Civil do município, Eduardo Werneck Paes, disse que o pico da chuva foi entre 14h e 18h. Ele chegou a ficar isolado em sua propriedade rural. Com muita lama na estrada, ele precisou abandonar a moto e seguiu a pé até o perímetro urbano. Até o começo da noite o acumulado já passava dos 50 milímetros de chuva.  (Continua após o vídeo)

O Corpo de Bombeiros precisou socorrer quatro adolescentes de 14 anos que tinham ido até a pista de voo livre e não conseguiram retornar para o Centro de Cambuci. Nossa equipe esteve em Cambuci e percorreu alguns pontos do município. Estivemos na residência do Amarildo Mello, que mora no bairro Guarani. No quintal da casa o nível da água chegou a mais de um metro de altura. A água carregou algumas galinhas que estavam no quintal e entrou na cozinha do imóvel. Ele conseguiu salvar outras galinhas, que foram colocadas no banheiro da casa, onde a água não chegou. Por precaução, Amarildo levantou os móveis dos outros cômodos da casa (foto). Nossa equipe fez uma transmissão ao vivo da casa do Amarildo. As imagens estão disponíveis em nossa página no Facebook (veja AQUI). A água também invadiu algumas casas no Centro e no Suburbano. (continua após a publicidade)

Ainda de acordo com o secretário de Defesa Civil, Eduardo Werneck Paes, a chuva mais forte caiu na zona rural. Ela elevou os níveis dos córregos que transbordaram. O Valão do Padre Antônio transbordou no distrito de Três Irmãos e inundou diversas áreas de pastagens. O Valão Dantas, que corta o perímetro urbano, elevou o nível da cachoeira do município, carregou uma ponte na estrada que dá acesso ao Parque Aquático e transbordou em alguns pontos da cidade. Já o Valão da Cristalina, que corta um bairro na chegada de Cambuci, também transbordou e transformou a Avenida José de Souza Faria, o perímetro urbano da RJ-194, em um rio. Ainda segundo Paes, não há registro de desalojados ou desabrigados. Também choveu forte na estrada entre Cambuci e São João do Paraíso. A estrada foi tomada pela água (veja o vídeo abaixo). Os níveis dos córregos começaram a recuar na noite desta quarta.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress