Vídeo: Temporal provoca alagamentos em vários pontos de Pádua

O Inmet emitiu um alerta para ‘grande perigo’ de fortes chuvas em Cambuci, S. Fidélis, Itaocara, Pádua, Miracema, S.S. do Alto, Cantagalo e região

Imagens: redes sociais

Um temporal provocou alagamentos em vários pontos de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, no final da tarde deste sábado (06/02). Nas redes sociais, moradores relataram que há alagamentos nos bairros Tavares, São José, Cidade Nova, Santa Afra, Divineia, Dezessete e em ruas do Centro da cidade. Ainda segundo relatos dos moradores, em vários pontos, a água voltou pelos ralos, inundando residências. Principais ruas da cidade também ficaram inundadas, como a João Jazbick – onde fica o hospital, Fórum e IFF – e a Coronel Olivier, principal do Centro de Pádua.

continua após o vídeo

Segundo leitores do SF Notícias, a chuva forte começou por volta das 16h30, e durou aproximadamente uma hora. As estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, já registraram mais de 80 milímetros de chuva em uma hora no Centro e mais de 72 milímetros no bairro Dezessete. Nas últimas seis horas foram registrados 92.6 milímetros na estação do Centro de Pádua e 78.2 milímetros na estação do Dezessete.

continua após a imagem

Alerta para ‘grande perigo’ de fortes chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para o estado do Rio. De acordo com o órgão, em grande parte da Região Serrana, Região dos Lagos, e sul fluminense, há previsão de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há ainda um alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Esse aviso abrange Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva Itaocara, Itaperuna, Macaé, Macuco, Miracema, Natividade, Porciúncula, Madalena, Pádua, São Fidélis, São Francisco, São José de Ubá, S. S. do Alto, Trajano de Moraes e Varre-Sai. O terceiro alerta é de grande perigo para chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia; grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

continua após o vídeo

https://www.instagram.com/p/CK97QVoDIb5/?utm_source=ig_web_copy_link

O alerta de grande perigo abrange Aperibé, Bom Jesus, Cambuci, Campos Dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje Do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José De Ubá, São Sebastião Do Alto e Varre-Sai. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) também emitiu alerta para chuvas intensas, vendaval e tempestade. O aviso abrange todos os municípios citados, mas o órgão alerta que entre o norte do RJ, centro-sul e noroeste de MG e ES os acumulados de precipitação podem ser bastante significativos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress