Vídeo: Rio Pomba passa de 90 cm acima da cota de transbordo em Pádua e inunda várias ruas

A Defesa Civil trabalha com a possibilidade que o rio suba ao longo desta segunda, mas a boa notícia é que o nível do Rio Pomba está baixando na cidade mineira de Cataguases desde a noite de ontem

imagens: redes sociais

O nível do Rio Pomba seguiu subindo durante a madrugada e chegou a 5 metros e 91 centímetros às 7h45 da manhã desta segunda-feira (10) em Santo Antônio de Pádua, segundo medição do sistema de alerta de cheias do Inea, e confirmada ao SF Notícias pelo Secretário de Defesa Civil de Pádua, José Marcos Vieira.

Atualização > 5,94 às 8h30

Atualização > 5,97 às 9h15

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

De acordo com o secretário, até o momento os bairros mais afetados são Tavares, Dezessete, Farol e Cidade Nova. Várias ruas estão inundadas. A água também começa a chegar em ruas do Centro comercial de Pádua. O secretário informou ainda que a Defesa Civil trabalha com a possibilidade de que o rio suba longo desta segunda, mas a boa notícia é que o nível do Rio Pomba está baixando na cidade mineira de Cataguases desde a noite de ontem.

continua após a imagem

A Prefeitura de Pádua montou um gabinete de crise para atender as demandas do município. Em uma transmissão ao vivo realizada pela Prefeitura, o prefeito Paulinho da Refrigeração informou que foram disponibilizados caminhões para retirada de móveis de moradores de áreas de risco para inundação, como bairro Tavares, Cidade Nova e outros pontos. Aqueles moradores que queiram sair, os caminhões e funcionários da prefeitura estão à disposição para ajudar.

Moradores de áreas com histórico de inundação devem ficar atentos e se preciso procurar abrigo que foi montado no CIEP do bairro Alexis, onde foi montado um ponto de apoio. Como o Hospital Hélio Montezano fica em uma área que pode ser atingida pela cheia, a Prefeitura de Pádua já montou um hospital de emergência no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, próximo à rodoviária.

continua após a imagem

A Prefeitura pede para que os moradores tenham cuidado e evitem transitar pelas ruas inundadas, devido ao risco de choque elétrico e doenças infecciosas como a leptospirose. A Prefeitura também alerta sobre buracos e “bocas de lobo”, bueiros que possam estar abertos.

O governador Cláudio Castro e o secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, monitoram as chuvas que atingem o território fluminense desde quinta-feira (06/01). “Estamos em contato permanente com os municípios. Toda a estrutura do Estado está mobilizada para atuar em apoio às cidades afetadas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros RJ trabalham incansavelmente para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) monitora as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para as regiões e para a população”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Na Região Norte/Noroeste do Estado, a Sedec-RJ acompanha o aumento de nível dos rios e a atuação das Defesas Civis municipais frente aos prejuízos causados. Nas últimas horas, foram registrados transbordos dos rios Muriaé, Carangola, Itabapoana e Pomba, causando alagamentos pontuais em Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Italva e Laje do Muriaé, Cambuci e Santo Antônio de Pádua.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress