Vídeo: Pela 2ª vez em 10 dias, Cabeça d’água eleva volume da cachoeira do parque aquático de Cambuci

Risco de cabeças d’água em cachoeiras aumentam nesta época do ano

Pela segunda vez em dez dias, uma Cabeça d’água atingiu a região serrana de Cambuci, no Noroeste Fluminense, e provocou a elevação do nível do Valão Dantas e consequentemente da cachoeira do Parque Aquático do município. O fenômeno foi registrado por moradores na tarde deste domingo (04). A informação foi confirmada ao SF Notícias pelo secretário de Defesa Civil de Cambuci, o Tony Salles.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A Cabeça d’água é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido à chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. Só neste ano, o fenômeno foi registrado cinco vezes no parque aquático. Nas redes sociais moradores relatam que o fenômeno na cachoeira se tornou frequente após desmatamento na região serrana.

O verão ainda não começou, mas os temporais característicos da estação já vêm sendo registrados na região. Essas chuvas intensas e localizadas são um alerta para o risco de cabeças d’água em cachoeiras da região. No fim de ano, com o início do verão e aumento das temperaturas, moradores da região buscam as cachoeiras/rios para se refrescar. Mas, para aproveitar a natureza, é preciso ficar atento aos seus sinais. Deve-se evitar o banho em rios e cachoeiras durante e após períodos de chuva. Ao perceber que o tempo está mudando é melhor sair da água, pois pode estar chovendo em um ponto acima do local em que você está. É importante também observar se o volume da água está aumentando, se a água está trazendo mais folhas e galhos. Veja o vídeo em nosso Instagram através do link @sfnoticias

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress