Vídeo: Máquinas fazem abertura da barra na foz do Rio Paraíba do Sul para aumentar escoamento da água

Medida visa aumentar o escoamento da água para o mar e, em consequência, diminuir a pressão e o volume ao longo do leito em decorrência da cheia

Em apoio operacional à Prefeitura de São João da Barra, máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram nesta quarta-feira (11) a abertura da barra de Atafona, antiga foz do Rio Paraíba do Sul. A medida visa aumentar o escoamento da água para o mar e, em consequência, diminuir a pressão nos diques e o volume ao longo do leito em decorrência da cheia.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A abertura da barra atende uma solicitação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul em caráter emergencial na tentativa de conter os danos causados nos municípios cortados pelo Paraíba do Sul. Em São João da Barra, a atenção maior está voltada ao dique ao longo da margem do rio, que apresenta até o momento nove pontos com risco iminente de rompimento. Entre eles está o de Barcelos, que em janeiro de 2022 rompeu com a força da água, causando alagamentos na localidade e interdição da BR-356.

continua após a imagem

Em Campos, moradores estão preocupados com a cheia do rio em virtude da queda de 200 metros do dique no dia 19 de dezembro passado durante um temporal que atingiu a cidade. O dique está sendo reconstruído e deixa a cidade vulnerável.

Desde 2019, em virtude de assoreamento ao longo do seu curso, o Rio Paraíba do Sul vem sofrendo alterações em sua foz. A sua foz sempre foi em Atafona, mas atualmente, o rio está encontrando com o mar em Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. Veja o vídeo em nosso Instagram através do 👉 @sfnoticias

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress