Vídeo: Mais segurança para região: Patrulha Rural passa a atuar em Santo Antônio de Pádua e Itaperuna

O programa foi lançado em São Francisco de Itabapoana, e na sequência estendido para São Fidélis, São João da Barra e Campos, e agora chega ao Noroeste Fluminense.

Implantado com sucesso em todos os municípios da área de policiamento do 8º BPM no Norte Fluminense, o programa Patrulha Rural – Protetores do Campo da Secretaria de Estado de Polícia Militar, está sendo estendido para dois municípios do Noroeste do estado; Itaperuna e Santo Antônio de Pádua.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

A expansão do programa para mais dois municípios do interior foi possível graças ao treinamento de capacitação realizado em meados deste ano para policiais militares lotados nas unidades do 6º CPA (Comando de Policiamento de Área), que coordena as ações da Corporação nas regiões Norte e Noroeste do estado. No processo de expansão do programa, estão previstos, numa nova etapa, lançamentos de novos módulos nos demais municípios sob responsabilidade do 29º BPM e do 36º BPM, assim como na área de atuação do 32º BPM (Macaé).

Assim como já acontece nos municípios da área do 8º BPM – Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra – cada módulo da Patrulha Rural vai atuar em Itaperuna e Santo Antônio de Pádua com policiamento diário e especializado para atender as demandas de segurança pública na zona rural.

continua após a imagem

“A Patrulha Rural é mais um programa de polícia de proximidade de sucesso da Corporação. Nossas equipes mantêm contato direto com os produtores rurais cadastrados e os resultados são excelentes”, disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Em São Francisco de Itabapoana, onde o programa foi iniciado como projeto-piloto em junho de 2022, houve uma redução de 59% no número de furtos em propriedades rurais num período de um ano, após a implantação do programa. Nos outros três municípios da área do 8º BPM, esse indicador sofreu uma queda de 33% no primeiro trimestre após a implantação do programa, em abril deste ano, em relação ao igual período do ano anterior.

Nos municípios da área do 8º BPM, já estão cadastradas mil propriedades rurais, cujos produtores mantêm contato permanente com a coordenação do programa e recebem visitas periódicas dos policiais militares da Patrulha Rural, criando uma rede de proteção e ampliando de forma muito significativa a sensação de segurança.

Nos municípios de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, a primeira missão dos policiais militares do programa será o cadastramento das propriedades rurais. Estima-se que, nos dois municípios do Noroeste, existam em torno de mil propriedades rurais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress