Vídeo: Há 9 anos na fila de espera, homem recebe ligação para transplante durante trilha e é levado de helicóptero

Ele tinha apenas 3 horas para chegar no hospital, mas Ricardo estava na montanha mais alta do PARNASO quando recebeu a notícia de um órgão compatível. Sem os Bombeiros ele não conseguiria chegar em tempo hábil

Uma história emocionante, com um roteiro que parece ser de um filme. Há nove anos na fila de espera por um transplante de rim, Ricardo Medeiros de Oliveira, de 48 anos, seguia sua vida normal até que, ele recebeu uma ligação. Havia chegado a vez dele; havia um rim compatível.

Era sábado, dia 23 de setembro. Embora seja morador de Petrópolis, Ricardo aguardava pelo transplante na lista da Santa Casa de Juiz de Fora, e quando recebeu a ligação, foi informado de que deveria estar no hospital em até 3 horas. Mas, havia um problema. Ricardo estava realizando uma trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio. O guia de turismo estava a 7.500 pés de altitude, na montanha mais alta de todo o parque.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Ricardo estava com um grupo no cume da Pedro do Sino quando o celular deu área e a clínica onde ele faz diálise, em Petrópolis, conseguiu contato com o mesmo (Ricardo é o de camisa verde na foto abaixo). O hospital de Juiz de Fora havia tentado contato, mas como não conseguiu, a unidade entrou em contato com a clínica de Ricardo, que insistiu até conseguir falar com ele.

continua após a imagem

Ele chegou a duvidar que conseguiria realizar o transplante, já que teria que percorrer 2 km de descida do morro e mais 150 km até Juiz de Fora. Entretanto, a ajuda chegou pelo céu! Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio foi enviado para buscar Ricardo, garantindo a realização do transplante de emergência.⁣

“Certamente essa trilha foi a mais emocionante que já fiz, e para todos que estavam presentes nesse dia também. Parece uma história de filme, com o final feliz. No primeiro momento parecia que as coisas não dariam certo, pois o mesmo estava na montanha mais alta de todo o PARNASO”, disse Fred Araújo, que fazia a trilha junto como grupo.

continua após a imagem

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 10 militares e duas aeronaves foram empenhados para cumprir essa missão. “Começou ali uma corrida contra o tempo. O paciente estava em uma área remota e precisava chegar no hospital em, no máximo, três horas. Não daria para retornar a pé”, explicou o coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.

Graças a toda mobilização e o uso da aeronave, em menos de duas horas, Ricardo foi transportado com total segurança para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde a cirurgia foi bem-sucedida.⁣ Confira abaixo, ou em nosso Instagram @sfnoticias, o vídeo do momento em que Ricardo foi resgatado no alto da serra.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress