Vídeo: Grupos fazem rolezinhos com barulho em Pádua, Cordeiro, Friburgo, Itaocara, S.S. do Alto e outras cidades

Grupos de jovens organizaram “rolezinhos” em motos e protagonizaram uma noite de Natal barulhenta em várias cidades da região. Vídeos mostram dezenas de motos emitindo intensos ruídos pelo escapamento propositalmente alterado para a prática. As cenas foram gravadas e relatadas em Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Cordeiro, Macuco e São Sebastião do Alto.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

A situação causou incômodo, muito incômodo, a muita gente que esperava uma noite de Natal tranquila. A população cobrou das autoridades, principalmente da Polícia Militar, providências para que a prática seja repreendida.

“Ram-dam-dam” e “pá-pá-pá”

continua após a imagem

Os praticantes desses rolezinhos costumam modificar o cano de escapamento das motos para gerar barulhos quando o veículo é acelerado. E nas redes sociais, eles são assíduos. Alguns atacam virtualmente quem cobra punição ou alguma outra medida de repressão à prática e todos defendem que “dar grau” pelas ruas das cidades é uma arte e que desrespeitar o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não é crime. E realmente não é crime. Porém, o artigo mencionado do CTB considera infração grave a prática de “dar grau”, bem como andar sem capacete e outras manobras perigosas.

Também é infração ambiental por conta da poluição sonora. Tanto que foi tema de uma audiência pública realizada em novembro em Itaocara pela Câmara de Vereadores. A prática também pode ser interpretada como perturbação do sossego. Os ruídos podem causar danos não só aos animais, mas pessoas com sensibilidade a barulhos, como pessoas do espectro autista e bebês. Idosos e pacientes acamados também são prejudicados.

Fonte: SF Notícias/Folha Itaocarense/Jornal na Boca do Povo/Aperibé Urgente

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress