Vídeo: Fiéis fazem campanha para reconstruir Igreja que desabou durante chuva no Noroeste Fluminense

Parte da Igreja Matriz de Varre-Sai dessabeu no ano passado, no ano do centenário da Igreja. A notícia sobre a 'Campanha Todos pela Matriz' foi publicada no 'Vatican News', o portal de notícias oficial multilíngue do Vaticano
Fotos: Divulgação/ Diocese de Campos

Na noite do dia 13 de fevereiro de 2020 fiéis observaram a triste cena na Igreja Matriz de São Sebastião, em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. As fortes chuvas que atingiram a região naquele mês, aliadas ao estado de conservação, fizeram a torre e parte da fachada da Igreja ceder e desabar. Como não havia celebrações no momento, ninguém ficou ferido. O templo foi interditado. A Paróquia de São Sebastião, responsável pela construção, chegou a lançar no mês de dezembro de 2019, um projeto para a reforma da Igreja Matriz, mas as obras não começaram devido o documento de autorização, por parte dos órgãos ambientais não ter sido liberado, segundo a Diocese de Campos. A Igreja é a única da Diocese construída em área de preservação particular, pertencente à própria Paróquia, portanto, necessitava de liberação ambiental. Um ano após o acidente fiéis da Paróquia São Sebastião e Santa Filomena se uniram num ato religioso para iniciar a ‘Campanha Todos pela Matriz: Com São Sebastião reconstruiremos nossa História’. A notícia sobre a campanha, inicialmente veiculada pela Diocese de Campos, também foi publicada no ‘Vatican News’, o portal de notícias oficial multilíngue do Vaticano.

continua após a imagem

A igreja é um dos marcos da presença da Igreja Católica na cidade e da devoção ao santo mártir. Um ano após a tragédia foi realizado um ato religioso iniciado com a Santa Missa celebrada na Co- Matriz de Santa Filomena e logo após fieis saíram numa caminhada até a matriz de São Sebastião em oração e um abraço simbólico aos escombros. O Padre Rogério Cabral Caetano, atual pároco, destacou a importância da restauração da igreja centenária e um dos cartões postais da cidade que preserva as tradições religiosas. Ele lançou um apelo a todos para se unirem para a restauração da igreja. “É lamentável ver a nossa igreja centenária interditada. Um marco importante na nossa história e é um dever de todos o compromisso de restaurar essa igreja, testemunha de tantos momentos religiosos e familiares. Confesso minha profunda tristeza e dor de ver o estado que se encontra. A hora de com a nossa fé em São Sebastião reconstruir essa parte de nossa história”, destacou.

continua após o vídeo

O Padre destacou ainda que compete a igreja a preservação do patrimônio edificado como ponto de referência do legado de fé dos moradores. “Em Varre Sai temos um rico patrimônio construído que não podemos deixar acabar com o tempo apagando a memória religiosa e cultural confesso que tivemos muitos desafios, mas com a participação de todos conseguimos recuperar essa memoria coletiva. Além da conclusão das obras do antigo seminário realizamos a restauração de muitas igrejas na cidade e no meio rural. Conquistas que juntos tivemos mediante a confiança em Deus e na intercessão de nossos padroeiros”, revela. Para arrecadar fundos, a Paróquia tem promovido venda de salgados, bolos, doces e refeições na cantina. Também está sendo realizada uma rifa de uma camisa do Flamengo autografada. Todas as ações da campanha podem ser conferidas na página da paróquia no Facebook AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress