Vídeo: Equipamento é instalado no Rio Carangola para evitar entupimento de bomba em período de cheias

Investimento de R$ 40 mil: Equipamento repele qualquer material sólido e evita entupimento na bomba de sucção da água no rio. Mergulhador encontrou até roupas jogadas na área de captação de água.

Equipes da Rio+Saneamento instalaram em Natividade, no Noroeste Fluminense, um equipamento que possui tecnologia de ponta para amenizar os danos causados pela sujeira descartada irregularmente no Rio Carangola, onde a água bruta é captada. Segundo o supervisor operacional de Natividade, Gilcimar de Souza, o investimento de cerca de R$ 40 mil na válvula autolimpante visa a qualidade e regularidade do abastecimento na cidade, pois evita as ocorrências de entupimento do crivo da bomba de sucção, que comprometem o trabalho da equipe.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

“A quantidade de objetos despejados no rio é enorme. Já ocorreram avarias na bomba e foi necessário até interromper a captação algumas vezes. Nesses casos é necessário o deslocamento de mergulhadores para retirar a sujeira. O novo equipamento tem uma tecnologia que repele qualquer material sólido e evita o entupimento”, explica o supervisor.

Foram mais de 12 horas de trabalho para a instalação da válvula, que contou com a atuação de equipes de manutenção e eletromecânico, além de mergulhadores. “Buscamos essa solução utilizada inicialmente em captações de água para grandes lavouras e que vem apresentando bons resultados na área do saneamento. Nossa meta é chegar ao período de verão, quando acontecem as cheias, sem passar por contratempos no abastecimento da cidade”, ressalta o supervisor de GSO e eletromecânica da Rio+Saneamento, Alex Cabral.

Desde o início da operação da concessionária na cidade, já foram retirados objetos como blusa, saia, tecidos, entre outros materiais descartados no rio de forma irregular. O superintendente de Sustentabilidade da concessionária, Nelson Carvalho, destaca a importância das ações de Educação Ambiental promovidas pela Rio+Saneamento na região.

“Este investimento reforça o nosso compromisso com a segurança do abastecimento de água para a população de Natividade. Além disso, chama a atenção para a importância do Programa Socioambiental da concessionária, pelo qual levamos o conhecimento da relevância da preservação dos mananciais para a sociedade. Evitar a poluição dos rios é uma responsabilidade de todos”, lembra o superintendente. Veja o vídeo em nosso Instagram pelo link @sfnoticias

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress