Vídeo de onças-pintadas não foi gravado na região de Madalena, nem em Trajano

Segundo o gestor do Parque Estadual do Desengano, não há registro destes felinos na região, apenas da onça-parda

Um vídeo – em que duas onças-pintadas caminham em uma estrada de terra – vem sendo compartilhado nas redes sociais, como se tivesse sido gravado na região de Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes. O registro, entretanto, não foi feito na Região Serrana do Rio.

O gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, explica que não há registro dessa espécie em nossa região. “A pintada era original de toda a mata atlântica, mas em função da caça teve sua área de presença bastante reduzida” – conta.

Continua após o vídeo

Outro indício de que não se trata da região, segundo informações do biólogo do Parque, João Rafael Marins, é o som de um pássaro ao fundo, que não existe em nossa área, o Cricrió. No início do vídeo também é possível ouvir um homem dizendo: “Aqui no Amazonas é assim”.

O gestor do Parque ressalta que a região é reduto de outro felino, a onça-parda. Em agosto de 2014, por exemplo, duas onças-pardas (foto ao lado) foram registradas através de armadilhas fotográficas instaladas em área no interior do parque, durante a segunda etapa da pesquisa realizada pelo laboratório LABPMR da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Em novembro de 2015, uma onça-parda foi encontrada morta na zona rural do município de São Sebastião do Alto. O animal apresentava sinais de que havia sido atropelado e foi encontrado por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente às margens da RJ -172, rodovia que liga São Sebastião do Alto ao município de Santa Maria Madalena.

Entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2016 uma equipe do Parque registrou um rastro de onça-parda, durante a travessia entre o Poço Parado e o Rio Mocotó, que fica entre os municípios de São Fidélis e Campos. Em agosto de 2017, uma onça-parda foi filmada por uma armadilha de pesquisa em uma mata na localidade conhecida como Pena, em Cordeiro. Reveja AQUI.

Já em agosto do ano passado, o flagrante de uma onça, que seria uma onça-parda Puma Concolor, assustou moradores do distrito de Japuíba, em Cachoeiras de Macacu. O felino foi filmado por uma câmera de segurança e a Defesa Civil chegou a pedir que os moradores tomassem cuidado, deixando as luzes acesas no quintal para manter a onça longe e protegendo animais domésticos e criações, pois o animal poderia estar com fome. Veja AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress