Vídeo: Chuva provocada enxurradas, alagamentos, eleva nível de valões e famílias ficam desalojadas em São Fidélis

Três famílias estão desalojadas. Água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Enxurradas levaram móveis e outros pertences dos moradores. Também houve desabamentos
Fotos: SF Notícias / Vídeos: leitores

O dia amanheceu nublado neste domingo (01/12) em São Fidélis, Norte Fluminense, mas o sol voltou a aparecer entre nuvens e a temperatura subiu. A tarde foi marcada por sensação de abafamento, e com o calor e a alta umidade, grandes áreas de instabilidade avançaram pelo município provocando um forte temporal, algo parecido com o ocorrido em janeiro de 2008. Ruas do Centro e de vários outros bairros ficaram alagadas, e até ruas que não se tem registro de alagamentos, ficaram inundadas. Em alguns pontos da cidade, enxurradas (veja o vídeo no final) assustaram os moradores. (continua após a foto)

O SF Notícias fez uma cobertura com transmissões ao vivo durante a chuva (veja em nossa página no Facebook). Houve alagamentos no Centro, na Vila dos Coroados, no Santa Terezinha, na Ipuca, na Penha, no Barão de Macaúbas, na Gamboa e no Barreiro. A água invadiu casas, estabelecimentos comerciais e até o pátio do Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros. A chuva forte começou por volta das 17h50, acompanhada de raios e rajadas de vento. Em alguns pontos do Centro a água chegava na cintura dos moradores. Na Ipuca, ruas no entorno do Colégio Elvidio Costa ficaram alagadas. Na rua do Campo do Estrela, moradores contaram que tiveram que estourar o portão do campo para que a água não entrasse nas casas. Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em uma hora, foram registrados 75.2 milímetros de chuva. O acumulado nas últimas horas chegou a 82.4 milímetros; é muita água em pouco tempo. Os níveis dos valões da Catarina e da Esperança subiram. Este último chegou a transbordar em alguns pontos e a água invadiu algumas casas na Vila dos Coroados. Segundo informações de leitores, o valão que passa na localidade conhecida como Cabuqueiro, na Vila dos Coroados, também transbordou. (continua após o vídeo)

Moradores da Gamboa ficaram assustados com a quantidade de água e lama que desceu do Barreiro, provocando pontos de alagamentos na Rua Duque de Caxias e na Euclides da Cunha, algo que nunca foi registrado. A força da água provocou o desabamento de parte do muro do calçadão da beira-rio. Segundo secretário de Defesa Civil de São Fidélis, Jamilton Serpa, três famílias foram retiradas de suas casas após enxurradas e pequenos desabamentos. Os imóveis serão vistoriados por engenheiros nesta segunda-feira (02). As famílias são do Cristo Rei, da Chatuba e da Pedreira. O Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis foi acionado para diversas ocorrências de alagamentos durante o temporal. Assim que a água começou a recuar, moradores e comerciantes se uniram para começar a limpar casas e lojas. Eles retiraram muito lixo das bocas dos bueiros. O Colégio Batista também ficou inundado. A unidade escolar divulgou uma nota informando que as aulas foram canceladas nesta segunda-feira (01/12) para limpeza da instituição. Fez algum registro? Mande para nossa WhatsApp (22) 9.8181-3636.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress