Vídeo: Chuva provoca pontos de alagamento em São Fidélis; carro cai em cratera

Estação do Sistema de Alerta de Cheias do Inea registrou 27.2 milímetros de chuva em uma hora. Há previsão de mais chuva forte em toda a região
Fotos: SF Notícias

A chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (10/12) provocou pontos de alagamento em várias ruas de São Fidélis, no Norte Fluminense. A estação do Sistema de Alerta de Cheias do Inea, localizada na Rua Euclides da Cunha, a Beira-Rio, registrou 27.2 milímetros de chuva em uma hora. No bairro da Penha choveu ainda mais, mas por lá não há estação pluviométrica. Toda água que caiu nos bairros Recanto da Penha e Penha desceu em direção ao bairro Barão de Macaúbas. A Rua Antônio Xavier Maia, a principal via da Penha, parecia um rio. Um carro acabou caindo em uma cratera que se abriu na via.

continua após o vídeo

No Centro da cidade foram registrados pontos de alagamento na Rua do Sacramento (no trecho do SUS), na Avenida Sete de Setembro, na Avenida Paranhos, em um trecho da Frei Ângelo, em um trecho da Rua Dr. Alberto Torres e no cruzamento da Rua Luiz da Costa Machado com Rua Dona Antônia. Já no bairro Barão de Macaúbas, foram registrados alagamentos nas ruas ao redor da praça do bairro, na Rua Heitor Colett (rua da Faetec), na Rua Gal Demerval Peixoto e na Rua João Francisco Cesário.

continua após a imagem

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua bastante ativa sobre a região Sudeste do Brasil nesta quinta-feira (10/12), segundo a Climatempo. Com isso, a chuva vai continuar frequente e há risco de chuva forte e volumosa. Devido ao volume de chuva excessivo que vem sendo acumulado desde o início dessa semana, o risco de transbordamento de córregos e rios, alagamentos em centros urbanos e também deslizamentos de terra podem começar a ocorrer nos próximos dias, ainda segundo a Climatempo. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltaram a emitir alertas para cidades da região. Segundo o CPTEC, “ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios entre a tarde e a noite desta quinta-feira (10/12). Localmente a chuva poderá vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo”.

continua após a imagem

O aviso do CPTEC abrange Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras cidades. Já os alertas do Inmet, além das cidades citadas também abrangem São Fidélis, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e outras. Em grande parte do Norte e Noroeste Fluminense o alerta é de perigo para chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já para municípios da Região Serrana o instituto prevê chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress