Vídeo: Chuva forte provoca alagamentos em Itaocara

Formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai provocar bastante chuva no Sudeste do Brasil até o próximo domingo

Um temporal atingiu o município de Itaocara, no Noroeste Fluminense, na noite desta quinta-feira (18/02). A chuva forte provocou alagamentos em várias ruas da área central de Itaocara. A estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou um acumulado de 74.80 milímetros de chuva, sendo quase 60 mm de chuva em apenas uma hora. Em algumas ruas, a água chegou na metade de veículos.

continua após o vídeo

Nas redes sociais a prefeitura de Itaocara, através da Defesa Civil, alertou os moradores quanto ao risco de deslizamentos de terras. “Diante do alto acumulado de chuva registrado, a Prefeitura de Itaocara, por meio da Secretaria de Defesa Civil, alerta os moradores de áreas de risco geológico (encostas) sobre o risco moderado de deslizamento na cidade. Para emergências, o morador poderá contatar a Defesa Civil”, dizia o comunicado.

Alertas
Ontem mais cedo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) haviam emitido alertas para a nossa região. Segundo o alerta do CPTEC, havia possibilidade de chuvas intensas, vendaval, acumulado de chuva, tempestade e até queda granizo. Já o Inmet havia alertado para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h).

Formação de ZCAS vai provocar bastante chuva
Segundo a Climatempo, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai provocar bastante chuva no sudeste do Brasil até o próximo domingo. “É nesse período que a chuva deve cair mais frequente e volumosa sobre o Espírito Santo, sobre muitas áreas de Minas Gerais e também sobre o Norte do estado do Rio de Janeiro” – prevê o portal.

Ainda segundo a Climatempo, a previsão é de que os maiores volumes de chuva durante a atuação desta ZCAS ocorram sobre o noroeste de Minas Gerais, Grande Belo Horizonte, áreas do Vale do Rio Doce, no centro-sul do Espírito Santo e nas áreas ao Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. “Em vários locais destas regiões pode chover de 80 a 150mm até o dia 21 de fevereiro, segundo estimativa do modelo de precipitação global GFS” – informa a Climatempo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS