Vídeo: Bombeiros de Cambuci fazem simulado de incêndio com evacuação de escola, em Pureza

Do lado de fora as crianças, todas atentas, acompanharam toda a movimentação. Elas aplaudiram a chegada do Corpo de Bombeiros e comemoravam toda vez que uma vítima era retirada da escola
Imagens: SF Notícias

Fumaça, explosões e gritaria. Tudo que um cenário real de um incêndio em uma escola poderia ter, mas era apenas um simulado realizado pelos militares do Destacamento 4/5 do Corpo de Bombeiros de Cambuci. O objetivo é usar a ficção em treinamentos para uma melhor atuação diante da realidade.

O cenário escolhido foi o Colégio Ned Cordeiro, localizado no distrito de Pureza, em São Fidélis, mas que está na área de atuação do destacamento de Cambuci. O colégio fica há dez minutos de distância da unidade operacional, o que serviu para avaliar o deslocamento das viaturas.

Além de servir como uma avaliação para aperfeiçoar o serviço prestado à população, o simulado também marca o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a necessidade de criar uma cultura de prevenção a desastres.

continua após o vídeo

Os bombeiros simularam um princípio de incêndio com evacuação da escola e socorro de vítimas que ficaram presas no andar superior da unidade. Na ficção, duas crianças ficaram dentro da escola e, um funcionário que já havia saído com as demais, voltou para buscá-las e também não conseguiu sair.

Do lado de fora as crianças, todas atentas, acompanharam toda a movimentação. Elas aplaudiram a chegada do Corpo de Bombeiros e comemoravam toda vez que uma vítima era retirada da escola. Ao SF Notícias, o capitão Peres, comandante do destacamento de Cambuci, avaliou de foram positiva o simulado.

“100%, o socorro foi acionado às 9h05 e eles demoraram em torno de 10 minutos para chegar. É um tempo muito satisfatório principalmente se tratando de incêndio é uma boa resposta. A guarnição se colocou muito bem equipada, armou a parte de incêndio muito rápido, fez o socorro das vítimas também muito rápido, então eu avalio em 100%”.

“É a primeira vez que a gente faz um simulado aqui em Pureza. Escolhemos a escola justamente por conta desse Dia D de prevenção de risco ao desastre, aonde a gente orienta a população e aonde há aglomeração de pessoas para fazer a evacuação do local sinistrado antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. A primeira resposta ela deve acontecer com os próprios funcionários, próprio público, que está sendo envolvido. É muito importante orientar as crianças e professores justamente a saírem da área de risco e principalmente atentando para que não fique nenhuma criança para trás”, concluiu o capitão.

Veja abaixo outras fotos feitas por nossa equipe durante o simulado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress