Verão de 2021 não deve ser tão chuvoso no RJ como foi o de 2020, prevê Climatempo

Todo o estado do Rio poderá contar com várias horas com sol forte e temperaturas elevadas, mas sem grandes extremos
Fotos: SF Notícias

O verão 2020/2021 começa oficialmente às 7h02min da próxima segunda-feira (21) e termina às 6h38min do dia 20 de março de 2020. Segundo a Climatempo, a próxima estação terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte e que vai influenciar o clima durante toda a estação, mas com lento enfraquecimento até o fim de março. As previsões mais recentes dos principais institutos internacionais de monitoramento do clima global, apontam que a situação de neutralidade (nem La Niña e nem El Niño) na porção central do oceano Pacífico Equatorial só deve ocorrer entre abril e maio. O fenômeno La Niña, que é caracterizado pela temperatura abaixo do normal na porção central do oceano Pacífico Equatorial, facilita a organização de convergências de umidade sobre a Região Sudeste, gerando áreas de chuva persistentes.

Ainda segundo a Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um fenômeno típico do verão que influencia o estado do Rio, mas as condições oceânicas durante o verão 2021 não serão favoráveis para a organização deste sistema. “Frente frias passam pela costa fluminense também durante o verão e ajudam a formar áreas de instabilidade sobre o interior do continente que provocam chuva generalizada. O ar quente e úmido, típico do verão, estimula o crescimento das grandes nuvens cumulonimbus que com frequência provocam temporais, com chuva forte em pouco tempo, raios e fortes rajadas de vento” – explica o portal.

Confira a previsão da Climatempo para os próximos três meses:
De forma geral, o verão de 2021 não deve ser tão chuvoso no RJ como foi o verão de 2020. Para o mês de janeiro de 2021, a previsão da Climatempo é de que todo o estado tenha pancadas de chuva regulares. O total de chuva acumulada no mês deve ficar próximo da média climatológica na maioria das áreas. Todo o estado poderá contar com várias horas com sol forte e temperaturas elevadas, mas sem grandes extremos. Para fevereiro, a previsão é de que o volume de chuva no estado fique acima do normal em todas as áreas. O mês terá várias áreas de instabilidade associadas com frentes frias, isso vai manter a chuva frequente e também bastante nebulosidade sobre o RJ. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para fevereiro na Região dos Lagos, no litoral Norte, em todo o Norte e Noroeste Fluminense varia de 125 a 150 mm. Na Região Serrana, a média de chuva fica entre 150 e 175 mm.

Já para o mês de março de 2021, a previsão é que a chuva no estado fique um pouco abaixo do normal. De forma geral, a chuva de março deve ser menos frequente do que em fevereiro. De acordo com a Climatempo, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva em março de 2021 para o Grande Rio, região Serrana e todo centro-sul Fluminense varia de 175 a 200mm. Já para a região dos Lagos, Litoral Norte e o Norte/Noroeste Fluminense, a média de chuva normal fica entre 150 e 175mm.

VEJA MAIS

VEJA MAIS