Verão começa com chuva

tempo chuvoso foto vinnicus cremonezO que é a estação mais quente do ano, começou com muita chuva. O verão começou exatamente as 15h11m (Horário de Brasília) deste sábado (21) e segue até o dia 20 de março de 2014.

Ao invés do sol, foi a chuva que apareceu nos dois primeiros dias da estação mais quente. Em São Fidélis, a chuva deve permanecer até a próxima quarta-feira dia 25. Até lá, as temperaturas irão variar entre a mínima 22º e máxima 28º.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste domingo (22) ocorrerá chuva forte a intensa sobre grande parte do ES (incluindo áreas da grande Vitória),  no norte, litoral norte e noroeste do RJ, no leste, noroeste e centro de MG (microrregiões: Rio Doce e Mucuri, BH e Matalúrgica, Alto Parnaiba e São Francisco e zona da mata).

tempo chuvoso foto vinnicius cremonez 2Ressalta-se que a continuidade das chuvas ao longo do dia resultará em acumulados expressivos, que poderão provocar episódios de desastres naturais em algumas cidades caso as chuvas ocorram em áreas vulneráveis. Esta situação de emergência meteorológica deverá persistir, também, durante a segunda-feira (23/12). A situação ainda é de alerta para cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

Durante o verão, temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, o verão é a estação do ano destinada às férias escolares, pois esse período é propício à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas.

Segundo o Climatempo, as características meteorológicas do verão já são observadas sobre o Brasil há quase um mês. A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente que facilita a formação de nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva, com raios e muitas vezes com ventania e até granizo.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress