Verão com cara de inverno: São Fidélis registra nevoeiro ao amanhecer

Fenômeno é comum durante o outono e o inverno, mas pode se formar a qualquer época do ano com a combinação da baixa temperatura e alta umidade no ar
Fotos: SF Notícias

Ainda falta muito para o outono e para o inverno, mas um fenômeno típico dessas estações tem sido registrado em São Fidélis, no Norte Fluminense. Nesta terça e quarta-feira (24) a cidade amanheceu com um nevoeiro, que encobriu os morros. O cenário atípico se deve a combinação da baixa temperatura e alta umidade no ar. Segundo a Climatempo, na madrugada desta quarta a temperatura chegou aos 21°C no município. O portal explica que o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro.

Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno. Ainda de acordo com a Climatempo, o nevoeiro pode se formar sobre as cidades e campos, ou ainda sobre a água, o mar, rios e sobre lagos, mas sempre onde o ar está muito úmido. A baixa temperatura é um fator muito importante para a formação do nevoeiro. A máxima prevista para esta quarta é de 33°C e não é descartada a possibilidade de pancadas de chuva à tarde.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress