Vem chuva aí: CPTEC alerta para risco de chuvas intensas em cidades da região no fim de semana

Além da chuva, há previsão de ressaca e ventos intensos de até 80 km/h no litoral do estado do Rio

Os meteorologistas já estão alertando: o tempo vai mudar no Sudeste do Brasil. A massa de ar quente e seco começa a perder força, o que vai permitir o avanço de uma nova frente fria, ainda nesta semana, segundo a Climatempo. Nos próximos dias, será observada a volta das pancadas de chuvas típicas de verão em localidades do Sudeste que estavam sem chuva há vários dias consecutivos. A frente fria vai mudar o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, trazendo chuva e ventos fortes. Ainda segundo a Climatempo, por conta do ar polar que acompanha a frente fria, as temperaturas vão diminuir no final de semana. Nas praias do Rio de Janeiro há previsão de ressaca e ondas grandes. Nesta quarta (03), as rajadas de vento ficam entre 50 e 60km/h no litoral do Rio. Entre quinta e sexta o tempo muda no estado. A sexta-feira já deve amanhecer com chuva em algumas áreas, e a passagem da frente fria, juntamente com a presença de um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral do Rio Grande do Sul, provoca vento forte no litoral fluminense. As rajadas de vento chegam a 80km/h, informa a Climatempo.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a partir de sexta, a tendência é que ocorram chuvas mais generalizadas em boa parte da Região Sudeste. “No dia 04 uma onda frontal se formará e instabilizará de forma significativa parte do Sul do Brasil e posteriormente, esta onda frontal dará origem a um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principal sistema meteorológico causador de chuvas na estação chuvosa do Sudeste. Desta forma, são esperadas chuvas mais generalizadas, com volumes significativos” – alerta o órgão, que já emitiu um aviso para municípios da região. O alerta para chuvas intensas e acumulado de chuva começa a valer à 00h de sexta (05).

“Ocorrerá chuva localmente de forte intensidade e acumulados expressivos de precipitação, devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)” – prevê o CPTEC. O aviso abrange São Fidélis, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Cambuci, Aperibé, Itaocara, Itaperuna, Italva, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Nova Friburgo, Duas Barras, Trajano de Moraes, entre outras cidades. Vale destacar que previsão não é precisão, e a mesma pode sofrer alterações até o fim de semana.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress