Veja o que você precisa saber sobre a biometria obrigatória em São Fidélis

Juiz suspendeu multas e acesso ao Cartório passa a ser pelos fundos do Fórum
Fotos: TRE-RJ

Desde o último dia 17 passou a ser obrigatório de forma oficial o cadastramento biométrico para os eleitores do município de São Fidélis. Mais de 20 mil ainda não realizaram o procedimento e devem passar pelo Cartório Eleitoral até o dia 1º de dezembro, quando termina o prazo. O Cartório Eleitoral do município chegou a pedir aos moradores para que adiantassem o procedimento. Você já fez o seu? Já sabe se precisa fazer ou não? O SF Notícias preparou uma matéria com todas as informações que você precisa saber sobre o cadastramento biométrico obrigatório na “Cidade Poema”.

Para fazer o cadastramento o eleitor precisa agendar no site do TRE (AQUI). Neste outro link (AQUI) é possível verificar se você está dispensado ou não de realizar o cadastramento biométrico, pois algumas biometrias foram importadas do Detran e validadas na urna na eleição presidencial. Caso você precise, após fazer o agendamento no site é só comparecer no cartório eleitoral no dia/hora agendado, portando os seguintes documentos originais (não é necessário levar cópia, somente os originais):

  • Título de eleitor
  • Documento oficial de identificação com foto
  • CPF
  • Comprovante de residência recente

Com o objetivo de agilizar os atendimentos e evitar que eleitores não concluam a biometria, especialmente os da zona rural e distritos, o Juiz Titular da 35ª Zona Eleitoral, Márcio Roberto da Costa, suspendeu a cobrança de multas por ausência às urnas em eleições passadas até o dia 1º de dezembro. Em sua decisão o juiz considerou o grande número de eleitores que precisará fazer o cadastramento comparado a apenas seis atendentes do Cartório Eleitoral; o fato de que a única agência do Banco do Brasil no município fecha às 15h; o número de distritos e dificuldade de acesso de algumas localidades, além dos horários reduzidos de ônibus. A medida será suspensa assim que terminar o prazo do cadastramento biométrico.

Até dezembro os eleitores passarão a acessar o Cartório pelos fundos do Fórum, na Rua Coronel João Sanches, evitando, por exemplo, que um eleitor que porventura compareça de camiseta, seja impedido de entrar e tenha que retornar uma segunda vez. Em parceira com a Prefeitura serão instaladas duas tendas nas rampas, com cadeiras, para os moradores aguardarem o atendimento. Quem deixar de comparecer à biometria obrigatória (revisão eleitoral) terá o título eleitoral cancelado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress