Vacinas para segunda dose começam a ser distribuídas aos municípios do RJ amanhã

As vacinas são para completar o calendário vacinal das pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro vai começar a distribuir nesta sexta-feira (19/02), aos 92 municípios do estado, as vacinas que serão usadas para aplicação da segunda dose da CoronaVac. “As vacinas disponíveis para a segunda dose estão reservadas para serem utilizadas no tempo oportuno, completando o calendário vacinal das pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante. Na sexta-feira (19.02) esses lotes começam a ser enviados aos municípios”, informou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves durante uma coletiva realizada ontem. Ao ser questionado sobre a chegada de novas remessas de vacinas ao estado, já que algumas cidades já estão sem vacinas, o secretário informou que não há notificação oficial do Ministério da Saúde quanto ao envio de nova remessa de vacinas para o Rio de Janeiro.

Ontem o Ministério da Saúde apresentou um cronograma de entregas, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas. Segundo o órgão federal, do final de fevereiro até julho, serão distribuídas aos estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. As próximas entregas aos estados acontecem ainda em fevereiro: serão 2 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Em março, a pasta também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca.

O cronograma do primeiro semestre apresentado pelo ministério também leva em conta as negociações com os laboratórios União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, que garantirão ao Brasil a chegada da vacina russa Sputnik V e da indiana Covaxin, respectivamente. A previsão é de que o contrato com os dois laboratórios seja assinado nos próximos dias. 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress