Vacinas: Municípios da região recebem amanhã novas doses da CoronaVac

Helicópteros transportando as doses para as cidades da nossa região vão pousar em Campos, Cordeiro e Miracema

Imagens: SF Notícias

Os municípios da nossa região vão receber amanhã (11) uma nova remessa da vacina CoronaVac contra a Covid-19. A entrega deveria ter ocorrido ontem (09), mas devido às condições climáticas, os helicópteros não puderam decolar. A distribuição começou ontem, quando foram entregues os lotes destinados ao Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, enviados por meio de caminhões. Maricá recebeu nesta quarta, também por via terrestre. Já nesta quinta, cinco helicópteros devem ser usados para levar as vacinas aos demais 88 municípios do estado.

continua após a imagem

No último fim de semana, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou para o estado do Rio de Janeiro 282.200 doses da vacina, que estão armazenadas na câmara fria da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói. Após ser contabilizado e registrado, metade do lote será enviado aos municípios para ser aplicado como primeira dose no grupo elencado como prioritário pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A outra metade do lote será enviada aos municípios dentro do prazo (21 dias) para a aplicação da segunda dose, garantindo o cumprimento do esquema vacinal.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) enviou ofício aos 92 municípios afirmando ser de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja utilizado em sua plenitude. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Público prioritário
A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a COVID-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

– profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação
– pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos
– pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas
– trabalhadores dessas instituições.
– povos indígenas vivendo em terras indígenas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress