Vacinação contra a gripe será aberta a toda população na próxima segunda (03)

Estado do Rio tem a menor cobertura vacinal do país
Fotos: Divulgação

O público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem até esta sexta-feira (31/05) para se vacinar com exclusividade. A partir da próxima segunda, dia 03 de junho, as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para toda a população.

Segundo o Ministério da Saúde, até ontem (29/06) 44,6 milhões de pessoas buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas. O Estado do Rio segue com a menor cobertura do país e por isso, a campanha foi prorrogada por 15 dias.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a mesma, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress