Vacinação contra a gripe: 4,8 milhões de pessoas devem ser imunizadas no RJ

Campanha começa hoje e deve mobilizar 14 mil profissionais
Fotos: Divulgação

Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). Para o lançamento da Campanha, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mobilizará mais de 14 mil profissionais de saúde nos 92 municípios.

Entre os dias 10 e 19 de maio, a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. As doses estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 1845 postos de saúde em todo o Estado. A meta da SES é vacinar 4,8 milhões de pessoas e alcançar 90% do público-alvo.

Os demais grupos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores de saúde, etc, poderão ser imunizados entre 22 de abril a 31 maio.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e a óbito. Segundo ele, as crianças, as gestantes e os adultos com 60 anos ou mais são os grupos mais vulneráveis, por isso precisam se proteger.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES, neste ano ainda não foram notificados casos da doença, mas em 2018 foram notificados 233 casos, com 30 óbitos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress