A Prefeitura de São Fidélis, por meio da Vigilância Sanitária, disponibiliza a vacinação antirrábica para cães e gatos a partir deste sábado, dia 09/11. As doses foram fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde e serão aplicadas nos locais indicados no cronograma.
Haverá aplicação em todos os sábados de novembro das 8:30 às 14h, além do Corujão que acontecerá em dois dias no período da noite. Segundo o superintendente de Vigilância Sanitária, Damian Wander. A equipe estudou horários e locais variados para auxiliar a população.
“Escolhemos alternar os horários para contemplar o maior número de animais possível, pois sabemos que muitas pessoas trabalham e o período da noite facilita alguns tutores a levarem seus pets”, explica Damian.
É importante salientar que somente cães e gatos serão vacinados e que não será distribuída a dose para que o proprietário vacine os animais em casa. Os pets deverão estar de coleira, guia ou caixa de transporte, não podendo ter menos de 04 meses de idade, tampouco estar gestante ou doente. Os tutores precisam ser maiores de 18 anos e devem segurar seus animais durante a aplicação.
Cronograma
Sábados, das 8:30 às 14h:
09/11
– Ipuca – Quadra da E. M. Elvídio Costa)
– Centro – Vigilância em Saúde
– Pureza – Posto de saúde
– Angelim – Posto de saúde
16/11
– Barão de Macaúbas – Secretaria de Assistência Social
– Vila dos Coroados – Horto Municipal
23/11
– São Vicente – Clínica da Família
– Chatuba
30/11
– Centro – Praça em frente ao hospital
Corujão – 18h às 20h
15/11 (Feriado) – Praça em frente ao hospital
29/11 – Praça em frente ao hospital
Em breve será divulgado o cronograma para outras localidades da zona rural.
Sobre a doença
A raiva animal é uma zoonose, doença transmitida do animal para o homem, principalmente pela saliva, através de mordidas ou arranhaduras.
Os principais sintomas em animais são:
Mudança de comportamento
Agressividade
Salivação excessiva
Prostração
Falta de apetite
Paralisia
Para prevenir a raiva, é importante vacinar os animais anualmente. O paciente mordido deve receber a primeira dose da vacina antirrábica o mais rápido possível, que é oferecida pelo SUS. No Brasil, a raiva em cães e gatos está sob controle, mas é importante manter as ações de prevenção e vigilância para evitar novos surtos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura de São Fidélis (@prefeituradesf)