sexta-feira , 30 outubro 2020

Unidades da rede estadual de ensino podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Fotos: arquivo SF Notícias

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a maior olimpíada estudantil do mundo, podem ser feitas até o dia 31 de março, pelo site www.obmep.org.br. A competição é destinada a estudantes do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática e revelar talentos.

Criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como parceira a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A iniciativa tem contribuído com a descoberta de jovens talentosos e com a melhoria do ensino da disciplina no Brasil. A partir deste ano, a OBMEP e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) serão integradas e, pela primeira vez, a competição terá a participação de alunos de escolas particulares.

Na edição de 2016, seis alunos de escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) receberam medalhas de ouro e 36 de prata ou bronze. Além disso, diversos estudantes da rede pública estadual de ensino foram premiados com medalhas de honra.

– Buscamos a adesão de 100% das escolas estaduais na OBMEP deste ano. Firmamos uma parceria com o IMPA, um dos organizadores da Olimpíada, e vamos incentivar a participação das unidades de ensino, dos professores e alunos em todos os eventos e competições que envolvam o ensino e difusão da Matemática –, disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Mais do SFn