quarta-feira , 28 outubro 2020

Unidade móvel do Hemocentro Regional percorre municípios da região para captação de sangue Unidade esteve em Quissamã e além de vários pontos de Campos, também estará em Bom Jesus do Itabapoana neste mês

Unidade esteve em Quissamã e além de vários pontos de Campos, também estará em Bom Jesus do Itabapoana neste mês

Foto: Reprodução

A Unidade móvel do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM) já iniciou as visitas do mês de outubro para captação de sangue, começando por Quissamã na última semana. Serão mais sete locais até o final do mês. Responsável pelo abastecimento de sangue para as unidades hospitalares de todo o Norte e Noroeste Fluminense, a unidade segue com o estoque baixo, situação agravada pela pandemia do novo coronavírus. “Cada doação é muito importante. Apelamos para a empatia das pessoas, tranquilizando a todos que as doações são totalmente seguras, pois estamos respeitando todos os protocolos da OMS relativos ao coronavírus” – destaca Maria Gonçalves, assistente social do Hemocentro. Além da visita ao Instituto Sawana para Todos, nesta terça-feira (06/10), estão ainda no calendário o Condomínio Sonho Dourado, no dia 8; o Condomínio Jardim Primavera, no dia 15, em Goitacazes; a Igreja Batista do Flamboyant, no dia 17; o Edifício Solar do Engenho, no Parque São Caetano, no dia 20; e a Igreja Exército da Salvação, no Parque Prazeres, no dia 22.

Já no dia 27, a unidade móvel estará na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, sempre das 8h às 14h. Para doar, basta ter entre 16 e 60 anos (ou até 69, caso tenha doado antes dos 60), e pesar acima de 50 kg. É preciso apresentar documento original com foto, estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Deve ainda estar bem nutrido e não ter consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Os interessados em doar também podem ir ao Hemocentro Regional, no Hospital Ferreira Machado, que possui entrada separada para garantir maior segurança ao doador. O Hemocentro funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. No último mês, 67 bolsas de sangue foram captadas em São Fidélis, em campanha promovida pelo Projeto USE.

Mais do SFn