Um patrimônio rico em história: Biblioteca Municipal Corina Peixoto, de São Fidélis, completa 80 anos

Nesta quinta a biblioteca recebeu a visita do ator Ricky Tavares, que se encantou pelo acervo. Neste mês a biblioteca recebeu ainda o selo "O Brasil Que Lê" e mais de 300 novos livros para o acervo

Nesta quinta-feira (28/10), o local que abriga centenas de anos da história de São Fidélis, no Norte Fluminense, seja em páginas de livros – são mais de 6 mil títulos – ou itens que remetem ao nosso passado, completa 80 anos. A Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo celebra a data em meio à programação do festival literário “Energia para Ler”, e inclusive, sediando algumas das atrações do evento. No dia de seu aniversário, a Biblioteca recebeu a Professora Wanderleia Bragança em seu anfiteatro, falando sobre os 80 anos, e a visita do ator Ricky Tavares, que fez o tour e se encantou pelo acervo. Ao SF Notícias, a professora de história Lelaine, falou um pouco da história da Biblioteca Museu e fez um convite para que a população visite o local (confira o vídeo no final da matéria).

continua após a imagem

Selo “O Brasil Que Lê”
Ainda neste mês a Biblioteca recebeu o selo “O Brasil Que Lê”, dentre mais de mil projetos inscritos, confirmando sua presença no mapeamento de instituições, práticas e ações que incentivam a leitura em todo o país. A pesquisa reúne, em parceria, o Instituto Itaú Cultural, a JCastilho Consultoria, a Cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) de Leitura e o Instituto Interdisciplinar de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e tem como objetivo enumerar e exibir ações que ajudem a construir o Brasil por meio da leitura e da cultura.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Foram consideradas, principalmente, as iniciativas tomadas pela Biblioteca para vencer os desafios proporcionados pela pandemia e permanecer com os mecanismos de incentivo à leitura. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social de São Fidélis, são postadas semanalmente dicas de leitura de seu acervo nas redes sociais do município. Além disso, por exemplo, a biblioteca abriu o Serviço de Atendimento Virtual – SAV, pelo aplicativo WhatsApp, no número (22) 2758 6829. Por meio dele, é possível consultar o acervo, renovar empréstimo de livros, receber dicas personalizadas de leitura e ter os diversos serviços oferecidos pela instituição. Na semana da Festa do Padroeiro deste ano, por meio de seu SAV, a Biblioteca Municipal enviou vídeos especiais sobre a história e a cultura da cidade, hoje disponíveis no canal do Museu e Biblioteca Corina Peixoto de Araújo no YouTube.

Mais de 300 novos livros para o acervo
Ainda neste mês representantes da Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo estiveram no Rio de Janeiro fortalecendo parcerias pelo incentivo à leitura na Cidade Poema. Cerca de 20 novas obras referentes à raiz indígena comum a todos os brasileiros, bem como títulos relacionados ao tema dos direitos humanos, foram buscados na aldeia vertical do Rio de Janeiro, uma experiência pioneira que teve início em fins do séc. XX. Além disso, a equipe da biblioteca também buscou 300 novos livros, na Biblioteca Parque Estadual, doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas -SEBP, numa parceria fértil com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress