Tutorial: como fazer um vídeo com fotos e imagens em movimento

Esses “filmes de fotos” eram muito difíceis de criar no passado, quando não existiam ferramentas que facilitavam o trabalho do editor. Mas hoje você pode encontrar editores que criam apresentações com fotos e imagens de maneira automatizada

Você já deve ter visto alguma apresentação em que as fotos apareciam na tela, faziam algum tipo de transição, e davam lugar para outras imagens. Essas apresentações geravam elogios em todos lugares que passava, ou que era mostrada.

Esses “filmes de fotos” eram muito difíceis de criar no passado, quando não existiam ferramentas que facilitavam o trabalho do editor. Mas hoje você pode encontrar editores que criam apresentações com fotos e imagens de maneira automatizada.

Bastam alguns cliques e configurações, e seu vídeo está pronto para ir ao ar. Se quer saber mais, é só ler até o final e ver o vídeo que deixamos no meio do texto.

Criando sua apresentação de fotos e imagens
Esse texto vai ensinar você a montar seu vídeo com fotos ou sua apresentação com imagens, de maneira fácil e com alta qualidade. Vamos explicar em etapas e processos, como você vai separar suas fotos e como vai criar lindas montagens com cores e efeitos diversos. E a primeira dica, é a mais importante sobre a edição do seu vídeo:

1)Qual editor de vídeo escolher?
Todas as dicas de hoje funcionam com editores com templates e modelos semi-prontos. Em nosso  caso, usamos a InVideo, que conta com templates específicos e idealizados para apresentações com fotos.

Você não vai precisar editar do zero a aparência do vídeo, já que nesse editor existem modelos que criam animações com várias fotos ao mesmo tempo. Isso vai facilitar seu trabalho e aumentar o volume de publicações de vídeos.

2)Escolha suas fotos
Agora que você já sabe sobre a ferramenta, vamos falar das fotos. Você já escolheu quais serão usadas? Crie uma pasta onde estejam todas fotos e toda a mídia (vídeos, etc) que farão parte do seu vídeo com fotos. Depois se conecte ao InVideo, e faça upload de todos seus documentos.

3)Escolha um template
Essa é a hora mais importante do seu projeto. Como você pode ver no vídeo acima, existem centenas de templates prontos para seu uso. Mas você terá que editar alguns itens básicos, para que as animações e templates fiquem com a sua cara ou do seu projeto. Então tire as fotos de amostragem e coloque as suas. Você terá que mexer nas Layers (camadas) para deixar na ordem visual, e também cronológica, adequada para seu vídeo final. Isso vai envolver trabalho manual, mas nada muito além do “clique e arrasta”.

4) Alterando legendas e textos
Essa é uma das etapas mais importantes da edição. Como visto no vídeo, muitas vezes seu único trabalho será apenas mudar as fotos e textos, uma vez que estes já estão bem posicionados e possuem efeitos de transição. Mas você poderá também adicionar elementos à sua escolha: novos textos e até novas fotos. A dica aqui é fazer a engenharia reversa, pois assim você entende como funciona a timeline do vídeo e as diversas camadas de efeito. E será possível com esse entendimento construir efeitos e transições do zero.

5) Trilha sonora
Uma das maiores vantagens desses editores de vídeos para redes sociais, com templates e funções prontas, é a escolha da trilha sonora.

Você pode escolher trilhas instrumentais entre centenas de composições e sons diferentes, livres de direitos autorais. Portanto, quando for fazer seu vídeo com fotos, não se esqueça de colocar uma música de fundo, pois ele dará harmonia e um requinte a mais para sua apresentação. Sem música alguma, sua apresentação poderá causar estranheza nas pessoas que estiverem assistindo ao vídeo. 

A publicação do seu vídeo de fotos!

Agora que você seguiu todos os passos e todas as dicas, você vai publicar seu vídeo. Escolha o formato ideal para a rede ou plataforma que será feita a publicação. Normalmente esses editores já possuem em default o tamanho e resolução de redes sociais e plataformas como o Youtube.

Se você estiver no editor que recomendamos, você não precisará se preocupar com a exportação do vídeo e com a velocidade da máquina, pois isso tudo é feito na ferramenta online. Para maiores detalhes sobre otimização de vídeos com fotos, recomendamos a leitura deste tutorial.

VEJA MAIS

VEJA MAIS