
Doze de janeiro de 2011. Um dia que jamais irá ser esquecido por moradores dos municípios da Região Serrana do estado do Rio. Casas, prédios e morros desabaram. Imóveis, diversos veículos e várias pessoas foram arratadas em cidades como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim.
Os números oficiais do governo do Estado contabilizam mais de 900 mortes na região serrana por conta da enchente de 2011. De acordo com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público Estadual, até hoje 101 pessoas ainda são consideradas desaparecidas.
No entanto, o centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis acredita que o número de vítimas pode ter sido ainda maior. Eles estimam que a tragédia causou cerca de 2 mil mortes.
Entre os mortos estão três bombeiros, o Sargento Verly, o Soldado Freitas e o Vitor Lembo. Eles morreram soterrados tentando salvar pai e filho que estavam presos nos escombros. Cerca de 24 mil pessoas ainda vivem em área de riscos em Nova Friburgo, sendo 20 mil em locais sujeitos a deslizamentos de encostas e 4 mil em terrenos que podem inundar. Os números oficiais apontam que mais de 400 pessoas morreram no município.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, a chuva forte começou por volta das 22h10 do dia 11, e não parou. “Não era uma chuva como tantas outras; o índice pluviométrico rapidamente alcançara 172 mm, subindo a cada instante. A chuva que caía também no alto das montanhas se somava à que já descia pelas encostas e seguia pelos vales levando de roldão o que encontrava pela frente. Os leitos dos rios não suportaram o volume das águas e transbordaram se rebelando contra os leitos, inundando ruas, praças e residências que desabavam uma após outra. Os deslizamentos se multiplicavam trazendo árvores e enormes pedras empurradas pela grande quantidade de água barrenta ou lama”.
A história completa sobre o salvamento que terminou com a morte dos três bombeiros, você encontra no site do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo.