A partir desta terça-feira, o município de Cambuci, no noroeste do estado, vai receber o tomógrafo móvel da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A unidade fica na cidade até 26 de outubro e também vai beneficiar moradores de Aperibé, Itaocara, Italva, Miracema, São Fidelis, São Sebastião do Alto e Macuco. A estrutura de atendimento será montada na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Cambuci.
A unidade móvel, que tem capacidade para realizar 70 exames por dia, funcionará de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados e feriados das 7h30 às 15h. A estrutura conta dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
O serviço de Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS, Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 60.603 pacientes e realizaram 79.537 exames.
Agendamento- Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Rapidez – O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.
Fonte: Secretária Estadual de Saúde