Times imortais da década de 1990

O futebol brasileiro passou a ser referência internacional a partir dos anos 60. Mas houve um período em específico em que o país foi conhecido por formar verdadeiras máquinas, campeãs no Brasil, no continente e no mundo

Foto de The king

O futebol brasileiro passou a ser referência internacional a partir dos anos 60. Mas houve um período em específico em que o país foi conhecido por formar verdadeiras máquinas, campeãs no Brasil, no continente e no mundo. E é por isso que você precisa conhecer alguns dos times imortais da década de 1990.

A década de 90 foi muito boa para o futebol brasileiro. Além do tetra da Copa do Mundo de 1994, foi nesse período em que o país formou alguns dos grandes jogadores da sua história, como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos, Edmundo, Romário e companhia.

Em nível nacional, houve algumas equipes que simplesmente fizeram história. Seja pelo futebol bonito de jogar ou pelos títulos conquistados de maneira inesquecível. Os anos 90 foram tão bons, nesse sentido, que quase é possível citar um time “imortal” por estado nesse período – como veremos logo a seguir.

Cruzeiro

Quem vê o Cruzeiro em uma péssima fase nos últimos anos talvez não imagine que ele tenha feito parte dos times imortais da década de 1990. Naqueles dez anos, em duas oportunidades a Raposa formou um elenco que até hoje é lembrado com muito carinho e saudade por parte dos torcedores.

A começar pelo período entre 1991 e 1993, quando a equipe foi campeã da Copa do Brasil e Supercopa da Libertadores. Nesse período, contava com um elenco memorável, o qual era composto por Paulo César, Ademir, Luis Fernando Flores e outros tantos craques que fizeram história.

No entanto, foi em 1996 e 1997 que o Cruzeiro montou um dos melhores elencos da sua história. Nesse período, a Raposa foi campeã não apenas da Copa do Brasil como, também, da Libertadores da América. Nessa época, contava com Dida, Bebeto, João Carlos, Marcelo Gonçalves, Ricardinho e outras tantas feras.

Palmeiras

Assim como o Cruzeiro, pode-se dizer que o Palmeiras também foi um dos times imortais da década de 1990 em duas oportunidades. O Verdão brilhou entre os anos 1993 e 1994 e, também, no final da década, em 1998 e 1999, quando conquistou diversos títulos importantes e lembrados até os dias de hoje.

Em 93 e 94, a Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o bicampeonato do Brasileirão. Nesse período, o Verdão contava com uma verdadeira seleção em campo: Velloso, Antônio Carlos, Flávio Conceição, Roberto Carlos, Zinho, Mazinho, César Sampaio, Amaral, Edmundo, Sorato, Edilson e Rivaldo.

Já em 1998 e 1999, a equipe paulista foi campeã da Copa do Brasil, Copa Mercosul e, o mais importante, a Copa Libertadores da América. O elenco era tão bom quanto: Marcos, Júnior Baiano, Roque Júnior, César Sampaio, Alex, Oséas, Paulo Nunes e outras feras que foram multi campeãs nesse período.

Grêmio

Diferente dos dois clubes citados anteriormente, o Grêmio entra para a lista de times imortais da década de 1990 em um ano específico: 1995. Foi nesse ano que o clube encantou o Brasil e a América com um futebol bonito, envolvente e, acima de tudo, mortal – e levou para casa o bi da Libertadores.

A campanha do Grêmio na Libertadores de 1995 é uma situação à parte. O clube disputava com o Palmeiras, que vinha de uma hegemonia nacional, na fase de grupos. Acabou ficando em segundo, justamente atrás do Verdão. Mas no mata-mata, não deu sorte para o azar – e foi simplesmente mortal.

No mata-mata da Libertadores, o Grêmio perdeu somente uma partida. Nas quartas, a equipe pegou o Palmeiras e goleou por 5 a 0 em casa, foi goleada por 5 a 1 fora e conseguiu avançar. Aquela equipe, guerreira e raçuda, contava com craques como Paulo Nunes, Mário Jardel, Arílson, Carlos Miguel, Goiano, Rogér Machado, Adilson e outros.

Nos anos 90, o time ganhou títulos da Copa do Brasil e o Brasileirão 96, mas também foi rebaixado uma vez no Campeonato Brasileiro.

São Paulo

Simplesmente não dá para falar sobre os times imortais da década de 1990 sem nem ao menos citar o São Paulo. O Tricolor Paulista foi responsável por apresentar um dos futebóis mais memoráveis daquele período, ainda no início dos anos 90, o qual é lembrado com reverência até os dias de hoje por muitos – dentro e fora do país.

Entre 1991 e 1994, o São Paulo conquistou dois Campeonatos Paulistas, um Campeonato Brasileiro, uma Copa Conmebol, duas Recopas Sul-Americana, duas Libertadores da América, uma Supercopa Libertadores e dois Mundiais de Clube. A equipe comandada por Telê Santana, no início daquele período, fez história internacionalmente.

Seja na vitória contra o Barcelona ou contra o Milan no Mundial de Clubes, aquele Tricolor é lembrado e reverenciado pelos torcedores. Um recorte de 1993, por exemplo, mostra um São Paulo com Muller, Raí, Cerezo, Palhinha, Ronaldão, Cafu e outros tantos que levaram ao clube o bi da Liberta e do Mundial.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress