O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. No último sábado (24) o Tiro de Guerra em São Fidélis, realizou a formatura da boina e juramento a bandeira. Na ocasião, os parentes e familiares dos formantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelos atiradores.
Segundo o subtenente Dos Santos, essa entrega da boina se dá pelo fato dos atiradores terem mais experiência,, ou seja, passado de fase. Primeiro os atirados conquistam o gorro, depois a boina e por último no final do ano, o certificado. Durante a semana, o TG vai receber a visita de algumas escolas.
Fotos/ Luciana Vieira (Folha da Cidade)