Tempestade Subtropical provoca ventos fortes e chuva em alto-mar na costa do RJ

Tempestade Subtropical recebeu o nome de "Jaguar", expressão em tupi-guarani que significa “lobo”
reprodução: Serviço Meteorológico Marinho

O que antes poderia ser um ciclone em alto-mar, foi reclassificado pelo Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, como Tempestade Subtropical que se formou na costa do Rio de Janeiro. Classificada como “Jaguar”, expressão em tupi-guarani que significa “lobo”, a tempestade causa ventos fortes e deixar o mar muito agitado, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar até a noite de hoje.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperados ventos duros, podendo atingir 85 km/h em alto-mar, nos setores Leste e Sul do ciclone até o dia 23/05 pela manhã.

A trajetória prevista para a Tempestade é que o mesma se desloque para mais ao sul de sua posição atual, ao longo desta segunda-feira, depois se direcionará para sudeste seguindo para longe da costa. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar.

Na manhã desta segunda-feira (20/05), às 11h, na posição 24˚00’S 038˚00’W, foram observados ventos com a intensidade máxima de 65 km/h (35 nós).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress