Tempestade com mais de 3 mil raios assusta moradores de cidades da região; quase mil raios tocaram o solo

Raios foram registrados em Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, Cordeiro, Aperibé, Itaocara, Cambuci, Trajano de Moraes e Cardoso Moreira.

Quem olhou para o céu em algumas cidades da nossa região ontem (13) deve ter visto um ou mais raios. Em toda a região foram mais de 3 mil raios registrados, entre aqueles que tocaram o solo e aqueles que ficaram entre as nuvens. Desse total, quase mil deles tocaram o solo.

Nova Friburgo, Santa Maria Madalena e Itaocara foram os municípios com maior registro respectivamente. Ontem o Instituto Nacional de Meteorologia havia alertado para o risco de chuva e ventos intensos em cidades da região, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os moradores Johnny Knupp, o fotógrafo Jackson Klein e o Octávio Hentzy fizeram registros de raios em Nova Friburgo e São Fidélis.

“Observem bem a foto; um foi na pedra do imperador, e o outro provavelmente foi lá no Caledônia”, publicou Jackson Klein sobre o registro feito em Nova Friburgo (imagem na capa).

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Em algumas cidades a chuva veio acompanhada de rajadas de vento e alta atividade elétrica. A pedido do SF Notícias, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) fez um levantamento sobre a incidência de raios em algumas cidades da nossa região nas últimas horas.

Nova Friburgo foi o município com maior incidência de raios (imagens abaixo feitas pelo Johnny Knupp). Segundo o levantamento, 340 raios atingiram o solo (NS) e 557 raios ficaram entre as nuvens, os chamados intra-nuvem (IN). Em Santa Maria Madalena foram registrados 153 NS e 419 raios IN. Em Itaocara foram 133 raios NS e 368 raios IN.

continua após as imagens

Em Santo Antônio de Pádua foram 90 raios NS e 254 IN. Em Aperibé foram registrados 60 raios NS e 177 IN. Em São Fidélis foram registrados 71 raios que atingiram o solo e 129 raios intra-nuvem. Em Cambuci foram 85 raios NS e 151 IN. Já em Trajano de Moraes foram 51 raios NS e 62 raios IN. Em Cordeiro foram 09 raios NS e 10 raios IN. Em Cardoso Moreira foram registrados 02 raios NS e 13 raios IN.

Para esta terça-feira (14) o Instituto Nacional de Meteorologia colocou novamente as cidades da região em alerta, mas dessa vez, para risco de tempestade acompanhada de ventos fortes e até possibilidade de queda de granizo. Segundo o aviso, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos podem ser de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress