Temperatura de 1.7°C em Friburgo, 8,6°C em Cambuci e Madalena; quando o frio vai diminuir?

O frio é provocado por uma grande e forte massa de ar frio de origem polar; além disso, região tem tido noite sem nuvens, o que facilitou a perda de calor na atmosfera e ajudou a esfriar o ar.

A primeira semana de julho trouxe noites e inícios de manhãs gelados para a Região Sudeste do Brasil. Áreas serranas do Rio de Janeiro ficaram entre os locais mais frios do país no começo desta semana. Em Salinas, na zona rural de Nova Friburgo a temperatura chegou aos 1,7°C na terça-feira, 4 de julho.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

O frio também tem sido intenso em outras cidades da região. Em Cambuci a estação meteorológica do Inmet registrou 8,6°C nesta terça (04); já em Madalena a temperatura mínima chegou a 8,6°C nesta quarta (05). Em São Fidélis um termômetro de rua marcou 17°C na noite desta terça, mas a mínima pode ter chegado a até 13°C na madrugada.

Segundo a Climatempo, o frio na Região Sudeste é provocado por uma grande e forte massa de ar frio de origem polar que está centrada no oceano, na costa da Região Sul. O vento frio desta massa polar está sendo sentido sobre todo o Sudeste e todo o Sul do Brasil e deixa a temperatura baixa. Além disso, a maioria das áreas do Sudeste tem tido noite sem nuvens, o que facilitou a perda de calor na atmosfera e ajudou a esfriar o ar.

Este ar frio que está sobre o mar está se deslocando e se afasta cada vez mais do Brasil. Nesta quinta-feira, 6 de julho, esta massa de ar frio já estará mais afastada e seus ventos frios vão enfraquecer sobre Sudeste, o que vai diminuir o frio na Região. A tendência é de aquecimento e a sexta-feira já será com calor à tarde. O fim semana também será com tardes quentes, mas as noites e madrugadas seguem com temperaturas amenas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress