Televisão, garrafas pet e muito mais: grande quantidade de lixo é retirada do Rio Paraíba do Sul

A quantidade de lixo retirada nas margens do Paraíba, em Itaocara, foi suficiente para encher um caminhão
Fotos: divulgação

Uma grande quantidade de lixo foi retirada das margens do Rio Paraíba do Sul neste sábado (24/11) em Itaocara, durante o evento “Ita + Limpa”, que teve como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância da coleta seletiva e da necessidade de preservação do nosso Rio Paraíba do Sul.

O evento foi realizado pela Secretaria de Meio de Ambiente juntamente com o grupo ACAI – Associação de Canoagem de Itaocara. A quantidade de lixo retirada foi suficiente para encher um caminhão.

De barcos e caiaques os participantes saíram da Praça dos Quiosques, na Beira Rio, e retornaram cheios de lixo. Tinha de tudo nas margens do Paraíba, até eletrodomésticos, como uma televisão. Tinha vidros, sacos de ração, embalagens de material de limpeza usados em residências e muitas, mas muitas garrafas pet. Com a elevação do Paraíba do Sul, todo esse lixo seguiria o “Caminho do Mar”.

Além da limpeza no Rio Paraíba, o evento contou com uma Ação Global, onde integrantes da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde realizaram um grande mutirão voltado para a prestação de serviços básicos para a população.

Segundo o Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/ 98), causar poluição de qualquer natureza pode resultar em pena de até quatro anos de reclusão e multa. O lixo recolhido foi encaminhado para a Usina de Triagem de Lixo, onde será pesado nesta segunda-feira (26).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress