Tchau, primavera! Verão começa nesta terça: temperatura acima da média e temporais

O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 desta terça-feira (21/12) e se estende até 12h33 do dia 20 de março de 2022

O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 desta terça-feira (21/12) e se estende até 12h33 do dia 20 de março de 2022. O fenômeno La Niña que se reconfigurou na primavera continua ativo e vai influenciar a nova estação. Segundo o prognóstico climático de verão, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estação é um período caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em  função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas. Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Segundo a nota do Inmet/Inpe, para a Região Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média em São Paulo e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, os modelos apontam para acumulados de chuva abaixo da média, com possibilidade de ocorrência de chuvas mais generalizadas no final do trimestre. Destaca-se que, a ocorrência de tempestades é normal durante os meses de verão nesta região e estas não estão descartadas. De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média durante a estação, principalmente no centro-norte de Minas Gerais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress