Tchau, inverno! Primavera começa neste sábado: previsão de chuvas irregulares e calor acima da média

Apesar do aumento da frequência da chuva, o calor intenso é uma marca registrada da primavera. Confira os destaques para a estação:

Apesar de os últimos dias estarem sendo marcados por calor na região, sem cara de inverno, a primavera só começa oficialmente às 3h50 deste sábado (23). Segundo a Climatempo, as principais características climatológicas da primavera no Brasil são o retorno gradual da chuva e o aumento da temperatura. Apesar do aumento da frequência da chuva, o calor intenso é uma marca registrada da primavera. É comum termos picos de calor em todas as Regiões.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Ainda segundo a Climatempo, a primavera de 2023 será especialmente marcada pelo calor acima do normal em quase todo o Brasil. Os primeiros episódios de calor intenso já serão experimentados nos primeiros dias da estação, com o prolongamento da onda de calor que se espalha pelo país na última semana do inverno.

Para a Região Sudeste os destaques são:

– Chuvas irregulares, mas pontualmente fortes.

– Chuvas predominantemente convectivas, sem a formação de ZCAS. Os corredores de umidade ameaçam se formar durante a passagem de frentes frias, mas logo se desconfiguram.

– Poucos dias nublados, dias quentes e abafados. Temperatura acima da média.

– Altamente provável ondas de calor em outubro. De novembro em diante, a chuva aumenta de frequência e a chance de ondas de calor amplas e persistentes diminui.

– A chuva não regulariza no início da primavera (chove em 2-3 dias, passam-se 7 dias sem chover).

– Chuva acima da média em algumas áreas de SP, RJ e MG devido a eventos de chuva pontualmente fortes.

– Frentes frias avançam até o RJ e desviam pelo oceano.

– Litoral de SP e do RJ: frentes frias eventualmente fortes, com muito vento devido ao contraste de temperatura das massas de ar (intensificado pelo calor intenso pré-frontal).

-Temperatura superficial da água do mar está quente perto da costa e também favorece maior evaporação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress