Tchau, inverno! Primavera começa hoje; confira a tendência para o estado do RJ

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 desta quarta-feira (22/09). A estação das flores começa com temperaturas altas e predomínio de tempo seco sobre o estado

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 desta quarta-feira (22/09). É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o verão, segundo a Climatempo. O portal destaca que a estação das flores começa com temperaturas altas e predomínio de tempo seco sobre o estado do Rio de Janeiro. O final do mês de setembro e o começo de outubro será marcado por chuva irregular em várias áreas do estado.

Outubro
A combinação de calor e umidade traz o retorno da chuva de forma mais frequente ao estado a partir da segunda semana do mês de outubro. O calor extremo diminui, mas a sensação ainda será de dias mais abafados.

Novembro
O mês de novembro será marcado por bastante calor em todo o estado do Rio, com temperaturas próximas à média Climatológica. Na primeira quinzena do mês, chuva fica entre a média e abaixo da média no sul fluminense, região da Costa Verde e na região metropolitana do estado. Na segunda quinzena de novembro, a chuva acontece de forma mais irregular. Há condições para dias de tempo severo, com acumulados acima da média histórica na Região dos Lagos e no norte do estado.

Dezembro
A chuva diminui muito de frequência no estado no mês de dezembro. A tendência é de pancadas de chuva mais frequentes na primeira semana do mês, mas que já começam perder intensidade a partir da segunda semana. Com isto, a chuva fica extremamente isolada e muito irregular, com vários dias sem precipitações no estado e temperaturas mais altas. A primavera começa com chuva mais regulares, mas no final do ano, os acumulados ficam abaixo da média e as temperaturas sobem bastante, a sensação será de calor intenso no estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress