Surto de gripe: Hospital de São Fidélis passa a atender em média 80 pessoas com quadro gripal por dia

O único hospital do município tem registrado um grande aumento no atendimento de pessoas com quadro gripal, inclusive muitas crianças

Muitas cidades do Brasil vivem um surto atípico de gripe, associado principalmente a nova cepa H3N2 do subtipo A, batizada de Darwin. Esses surtos ocorriam principalmente no outono e inverno, períodos em que a circulação do vírus costuma aumentar, mas agora, a doença aparece em um momento atípico, lotando as emergências de hospitais e unidades de saúde. Em São Fidélis, no Norte Fluminense, não está sendo diferente. Ainda não se pode afirmar que a nova cepa está circulando na cidade, pois a confirmação depende de exames, mas o único hospital do município tem registrado um grande aumento no atendimento de pessoas com quadro gripal, inclusive muitas crianças.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

continua após a imagem

Segundo o médico responsável pelo setor de emergência do Hospital Armando Vidal, Dr. Antônio Rodrigo Santarém, a unidade tem atendido em média 80 pessoas por dia somente na Emergência Respiratória. “A gente tem um número extremamente aumentado de quadro de doenças respiratórias. Aí entra o resfriado comum e a gripe, que são causados por vírus diferentes. Aqui no interior temos dificuldade em estabelecer qual vírus está infectando o paciente, pois pra isso são necessários exames específicos” – explica. O médico reforça que a população precisa se conscientizar, usando máscara, evitando aglomerações e redrobrando os cuidados com a higiente, lembrando que o quadro de Covid é semelhante ao da gripe.

Prevenção
Os cuidados para evitar a infecção pelo vírus da gripe são semelhantes aos contra a Covid-19. Além da vacina contra a Influenza, é indispensável continuar usando máscara, especialmente em locais com aglomeração, higienizar as mãos constantemente, evitar ambientes fechados e com aglomeração, e não compartilhar objetos pessoais. De acordo com a coordenadora de imunização, Meriele Miranda, o imunizante contra a gripe está disponível em todos os postos do município. Pessoas com sintomas gripais/de Covid devem adiar a vacinação e vale lembrar que a vacina contra a Covid não previne contra a gripe.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress