“Pais de pets” devem ficar atentos por conta de um surto de cinomose, que já vitimou fatalmente dezenas de cães em vários bairros de Itaocara nos últimos dias. A situação é grave, mas pode ser atenuada com vacinação e alguns cuidados dos donos.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
A cinomose é uma das mais temidas doenças que afetam cães de todas as raças. Ela é causada por um vírus altamente contagioso e com taxa de letalidade chegando a 80% (ou seja, a cada dez animais infectados, até oito morrem). Os animais começam com sintomas comuns, como perda de apetite, diarreia e vômito, mas em poucos dias pode evoluir para uma nova fase que afeta o sistema neurológico do animal, levando-o a ter convulsões e paralisia. Os cães que conseguem sobreviver podem ficar com sequelas graves. Um dos “sintomas clássicos” da cinomose é a presença de secreção no focinho e ao redor dos olhos, semelhante à “remela”.
Há vacinas que ajudam na prevenção, embora não sejam totalmente eficazes. Os veterinários aconselham que os animais estejam com a vacinação em dia, e os que ainda não foram vacinados, devem receber as doses contra a cinomose o mais breve possível. Além disso, os protetores de animais alertam para cuidados com os bichinhos, como evitar passeios em locais públicos ou higienização dos calçados dos donos ao chegarem à casa, para evitar a contaminação do ambiente.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.